Central de Medicamentos Willy Carlos Jung é inaugurada em Porto União

Porto União inaugurou na segunda-feira, 18, a Central de Medicamentos Willy Carlos Jung. São 456 metros quadrados divididos nos setores de atendimento, copa, banheiros para funcionários, banheiros para munícipes, estocagem, administrativo e vigilância epidemiológica. A obra custou R$ 598.825,86, e já está atendendo a população.

Central de Medicamentos Willy Carlos Jung é inaugurada em Porto União

Na oportunidade, também foi inaugurado o prédio da Estratégia da Saúde da Família para atendimento dos munícipes do centro, do bairro Cidade Nova e também de localidades do interior de Porto União. O prédio possui consultórios, e salas de vacinação, de atendimento e de curativos, além de auditório e banheiros.

“Porto União tem investido muitos recursos na saúde. A estrutura que nós criamos aqui é uma estrutura invejável e é do município. Esse é o principal. Quando eu assumi o comando do município, nós estávamos lá no prédio do INSS, um prédio que não oferecia estrutura nenhuma e, além do mais, a gente ainda tinha que pagar aluguel de 15 mil reais por mês. Então nós compramos esse prédio aqui, que era o antigo SESI, reformamos, ampliamos, fizemos uma instalação totalmente moderna, nova, com todos os equipamentos, e hoje está à disposição da população. Aqui, o prédio da farmácia, a central de medicamentos. Um prédio de dois andares, construído com recursos viabilizados pela deputada Geovânia de Sá, e hoje entrega oficialmente a nossa população. Ele já está pronto há alguns meses, mas infelizmente não foi possível inaugurar, devido às enchentes, à agenda da deputada também que era bem lotada. Mas nós estamos hoje entregando oficialmente este prédio à nossa população. São obras que vêm ao encontro dos anseios do nosso povo, e é isso que nós temos que fazer. Obras importantes e obras que certamente vão trazer grandes benefícios à população de Porto União”, comentou o prefeito Eliseu Mibach.

Na oportunidade, o prefeito também falou sobre os futuros investimentos na área da saúde. “A pessoa, quando está bem de saúde, é uma coisa, mas quando ela não está bem, ela também em dificuldades no seu dia a dia, na sua vida, e nós temos procurado fazer o melhor. Nós temos vários projetos importantes. Nós temos aqui o projeto da Farmácia Viva, com as pessoas trabalhando dia a dia para levar conhecimento e também o fitoterápico a toda a nossa população. Mas a estrutura é uma estrutura que tem que ser ampliada a cada dia que passa. Aqui no fundo do prédio nós já deixamos pronto para fazer o CAPS (Centros de Atenção Psicossocial). Futuramente, o CAPS do município de Porto União pode vir também aqui para o prédio da saúde, que o local já está pronto, o aterro pronto, tudo prontinho, somente para iniciar a obra. Então, é um investimento que não para nunca. Vamos continuar trabalhando, essa é a nossa missão. Talvez não vou conseguir fazer o prédio do CAPS, mas [vamos] deixar a estrutura pronta, o projeto pronto, e o próximo prefeito, quem sabe, poderá fazer mais essa importante obra, que vai ser incluída aqui neste imóvel, nesse terreno, que é bem amplo e que oferece condições de estrutura cada vez maior a nossa população”.

Presente na inauguração dos prédios, a deputada federal por Santa Catarina, Geovânia de Sá reforçou a importância do investimento no Sistema Único de Saúde (SUS). “É um prazer estar na Cidade de Porto União novamente. O prefeito Eliseu sempre me cobra muito eu vir até aqui para ver a realidade. Lá em Brasília a gente poder estar intermediando junto aos ministérios e, claro, trazendo recursos, exatamente para situações, equipamentos de saúde como esse, que é uma farmácia, e tem laboratório. E tem aqui todo o estoque de medicação para atender a população de Porto União. Saúde é prioridade. Saúde é urgente, bateu na casa do cidadão, precisa do atendimento, e nem todo mundo pode pagar. (…) Tem pessoas que podem, que tem condições, mas o SUS, ele é o sistema único nosso, e é um sistema único reconhecido mundialmente. Mas que ele precisa ser efetivo na ponta, na cidade, que é onde as pessoas moram. Então trazer esses recursos e vendo eles acontecerem na prática, o investimento disso para a população, é muito gratificante. Por isso que todos os anos nós colocamos para Porto União recursos”.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Voltar para matérias