“Diminuiu de 30 para 10 dias período de espera para quem teve Covid poder doar sangue”

A médica responsável técnica pela Coleta e Transfusão de Sangue em União da Vitória, Paloma Fagundes, confirma que foram adotados novos critérios para doação de sangue de pessoas que tiveram Covid-19 no estado. Conforme o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) a atualização dos critérios foi divulgada pelo Ministério da Saúde, no dia 25 de janeiro. “Diminuiu de 30 para 10 dias o período de espera para quem teve Covid poder doar sangue. A contagem começa a partir da recuperação completa da doença respiratória”, disse.

Imagem da fachada do Hemocentro de União da Vitória onde é possível realizar a doação de sangue

Hemocentro de União da Vitória. Foto: Divulgação

Formada em medicina pela Universidade Federal de Santa Maria, com residência de clínica médica no Hospital Santa Casa de Ponta Grossa e especialização em hematologia no Hospital Celso Ramos em Florianópolis, Paloma acrescenta que, até o momento, o Banco de Sangue de União da Vitória está abastecido por meio da colaboração da comunidade. “Contamos com uma boa participação da comunidade, porém seguindo todos os protocolos sanitários de combate a Covid. Hoje não temos falta de sangue em estoque, no entanto, a situação muda dia a dia ou até em horas”.

Segundo a médica, as pessoas assintomáticas e que testaram positivo para a doença devem esperar os dez dias para voltar aos Hemocentros ou unidades de coleta de sangue.

A nota técnica do Hemepar informa que “pessoas candidatas à doação de sangue que apresentaram um teste diagnóstico para SARS-CoV-2 (por exemplo, teste PCR ou pesquisa de antígenos em swab de nasofaringe) positivo, mas permanecem assintomáticas, deverão ser consideradas inaptas por um período de dez dias da data da coleta do exame”. Para pessoas que tiveram contato próximo a um caso confirmado deverão ser consideradas inaptas pelo período de sete dias após o último contato com essas pessoas. Não apresentando nenhum sintoma pode doar. Aqueles que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção deverão cumprir o isolamento indicado e só depois estarão aptos a doar.

O Hemepar seguirá este novo prazo, reforçando que quem recebeu a vacina contra a Covid- 19 deve esperar sete dias. E quem se vacinou contra gripe, 48 horas. Conforme divulgado pela Agência de Notícias do Paraná, no ano passado, 177.160 pessoas se candidataram para doar sangue e 151.054 bolsas foram coletadas nas 22 unidades da Hemorrede. Antes da pandemia, em 2018, foram coletadas 184.406 bolsas; em 2019, 186 mil bolsas; e em 2020 o número já caiu para 170.090 bolsas de sangue coletadas e 199.341 candidatos à doação.


Para doar

– É necessário ter entre 16 e 69 anos completos;
– Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal;
– Doadores maiores de 59 anos devem, preferencialmente, permanecer em casa durante a pandemia.
– Doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação);
– Apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).


Serviço

Demais informações podem ser obtidas junto a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de União da Vitória, que fica na rua Castro Alves, área central. Interessados em realizar a doação de sangue podem fazer o seu agendamento pelo telefone (42) 3522-1365.

Voltar para matérias