Equipe de saúde de União da Vitória realiza captação de órgãos

Nesta semana, mais uma vez União da Vitória foi palco de uma captação de órgãos. O doador foi um pacientes do Hospital Regional que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico. Após o diagnóstico da morte encefálica, a equipe de resgate de órgãos do governo paranaense veio para União da Vitória por via terrestre para realizar a coleta do fígado, válvulas cardíacas, rins e córneas do doador. 

Equipe de saúde de União da Vitória realiza captação de órgãos

Todos os órgão foram destinados para Curitiba em um helicóptero disponibilizado pela frota estadual. “As captações demoraram das nove até às onze da manhã. [Esse é mais] ou menos o tempo estimado. Aí vem o médico e o enfermeiro especialista nisso. A equipe cirúrgica de enfermagem do Hospital Regional também ajuda na captação. Fica a critério do enfermeiro Valter Agostinho, que é o enfermeiro referência na nossa região para isso”, explica o chefe da 6ª Regional, José Alfredo da Rocha Júnior. “Eu devo ir a Curitiba nos próximos dias para conversar pessoalmente com a Juliana, que é responsável pela central de transplantes de órgãos, para estreitar ainda mais essa busca. Essa busca se estende por vezes aqui no Paraná, mas também já tem a captação de órgãos aqui no hospital São Brás para paranaenses. Tem o banco de órgãos estadual e tem o banco de órgãos federal, então existe essa ajuda mútua. É uma rede bem estabelecida e funcional”, completa. 

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Voltar para matérias