Novembro Azul: É possível vencer o câncer

Campanha Novembro Azul promove a conscientização sobre os cuidados com a saúde masculina. Câncer de próstata é o mais comum entre os homens


“Estou curado agora, simplesmente porque descobri no começo”.

Em 2017, Rod Stewart foi diagnosticado com câncer de próstata durante um exame de rotina. A partir de então, o cantor passou por um tratamento intensivo que durou dois anos, com o intuito de combater a doença. O astro do rock venceu o câncer e atribuiu a cura pelo diagnóstico precoce.

Assim Rod Stewart, além de tantos outros homens e profissionais da medicina focam na Campanha Novembro Azul, promovendo a conscientização sobre os cuidados com a saúde masculina.

Durante este mês, diversas ações prometem chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da causa.

“Em agosto deste ano, já dedicamos o mês sobre a importância da saúde do homem, em manter hábitos de vida saudável, com foco na prevenção de doenças durante todo o ano. Na ocasião, a Secretaria de Saúde reforçou o atendimento nas UBS´s, sendo uma forma de atender aos homens que não podem ir até as unidades nos dias da semana”, disse Fernando Ferencz, secretário de Saúde de União da Vitória. A cidade irá disponibilizar o dia “D” da campanha, ainda em data a ser marcada.

O urologista do Vale do Iguaçu, Fábio Pilz, disse que o preconceito ainda é o grande vilão dos homens para o agendamento de uma consulta médica.

“Aqueles que resistem ao exame preventivo reduzem as chances de diagnóstico precoce e, consequentemente, prejudicam o processo de cura. Quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores são as chances de melhora. Cuidar da saúde é também prevenir”.

As doenças prevalentes em homens são: câncer de pele; câncer de próstata; câncer de testículo; câncer de pulmão; doenças hepáticas e doenças cardiovasculares.

A pesquisa Um Novo Olhar para a Saúde do Homem, feita pela revista Saúde e apresentada em 2019, revela que no Brasil quase 40% dos homens até 39 anos e 20% daqueles com mais de 40 só vão ao médico quando se sentem mal. Boa parte deles não tem ideia de como anda o coração nem faz exames cardiológicos. E pelo menos um terço enxerga no bem-estar mental o principal desafio para ter mais saúde hoje.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que o câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido a este tipo de câncer.


CUIDADO EM DOSE DUPLA

Os laboratórios de análises clínicas administrados pelo Grupo Jung, Dr. Willy C. Jung, Cacar e Louis Pasteur, idealizaram a campanha Cuidado em Dose Dupla.

A ação visa oferecer aos homens do Vale do Iguaçu e região a oportunidade de não precisarem pagar em dinheiro pelo exame de PSA, mas sim, com um gesto de solidariedade; doando um presente que será entregue a uma criança carente nesse Natal, celebrado em 25 de dezembro. Pode ser vestuário, brinquedo ou chocolates, desde que escolhidos com muito carinho para ajudar quem precisa.

De acordo com Alessandro Otávio Silton Savi, Farmacêutico Bioquímico, após o exame, é importante procurar seu médico para avaliação dos resultados.

“Para participar da Campanha a pessoa deve entrar em contato com um ponto de coleta dos laboratórios participantes e agendar o seu exame. A campanha se estende também à toda comunidade que queira ajudar doando um presente, fazendo, assim, a alegria de uma criança neste Natal”, disse.

O PSA – Antigénio Específico da Próstata – oferecido pelo laboratório, é um exame realizado a partir da coleta de uma pequena amostra sanguínea, que tem como objetivo identificar o nível de produção de antígenos (moléculas produzidas pela próstata), permitindo identificar precocemente a presença de um câncer de próstata e outras condições. A realização deste exame é feita para acompanhamento da saúde do homem, sendo indicado pelo menos uma vez ao ano a partir dos 45 anos, ou quando houver alguma suspeita por meio de alterações e reações corporais.


Serviço

Pontos de coleta do exame que fazem parte da campanha:
Laboratório de Análises Clínicas Dr. Willy C. Jung
Rua Prudente de Moraes, 130, Centro de Porto União

Posto de Coleta Hospital São Camilo (Antigo São Braz)
Rua Frei Rogério, 579, Centro de Porto União

Posto de Coleta Bairro São Pedro
Rua Pedro Mazurechen, 282 – Porto União

Posto de Coleta Irineópolis
Rua Paraná, 977 – Centro Irineópolis

Posto de Coleta Bairro São Cristóvão
Av. Abilon de Souza Naves, 1851, União da Vitória

Posto de Coleta C. S. São Camilo
Rua Benjamin Constant, 580, Centro de União da Vitória

Posto de Coleta Clínica Central
Rua Dr. Cruz Machado, 281, Centro de União da Vitória

Posto de Coleta Cruz Machado
Rua Engenheiro Ferreira Correia, 10, Centro de Cruz Machado
Laboratório de Análises Clínicas Cacar

Praça Alvir Riesemberg, 65 – Centro de União da Vitória
Laboratório de Análises Clínicas Louis Pasteur
Rua Getúlio Vargas, 14 – Centro de União da Vitória

Voltar para matérias