Saúde divulga programação do Agosto Azul em União da Vitória

A equipe da Secretaria de Saúde de União da Vitória divulgou a programação para marcar as atividades da campanha Agosto Azul. A intenção é orientar e conscientizar os homens sobre a importância de manter hábitos saudáveis. Durante todo o mês, os demais municípios da região também estão organizando atividades sobre o tema.

Com o tema “Homem, torne a sua vida melhor! Cuide da sua Saúde”, a campanha foi instituída no Paraná pela Lei nº 17.099/2012. Vale lembrar que atenção primária à saúde do Estado tem cadastrados, entre janeiro a julho deste ano, 4.275.378 usuários do sexo masculino e realizou neste período 1.017.075 atendimentos.

O secretário de Saúde de União da Vitória, Fernando Ferencz, acrescenta que por conta da pandemia da Covid-19, a programação atende aos protocolos sanitários de combate à doença.

“Objetivo é facilitar e motivar os homens a procurarem os serviços de saúde para a realização de exames de rotina e preventivos”, disse.

O urologista no Vale do Iguaçu, Fábio Pilz, disse que o preconceito ainda é o grande vilão dos homens para o agendamento de uma consulta médica.

“Aqueles que resistem ao exame preventivo reduzem as chances de diagnóstico precoce e, consequentemente, prejudicam o processo de cura. Quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores são as chances de melhora. Cuidar da saúde é também prevenir”.

Urologista Fábio Pilz acredita que o preconceito ainda é o grande vilão dos homens para o agendamento de uma consulta médica (Foto: CBN Vale do Iguaçu)

As doenças prevalentes em homens são: câncer de pele; câncer de próstata; câncer de testículo; câncer de pulmão; doenças hepáticas e doenças cardiovasculares.


UM NOVO OLHAR PARA A SAÚDE DO HOMEM

A pesquisa Um Novo Olhar para a Saúde do Homem, feita pela revista Saúde e apresentada em 2019, revela que no Brasil quase 40% dos homens até 39 anos e 20% daqueles com mais de 40 só vão ao médico quando se sentem mal. Boa parte deles não tem ideia de como anda o coração nem faz exames cardiológicos. E pelo menos um terço enxerga no bem-estar mental o principal desafio para ter mais saúde hoje.


Programação

  • 18 de agosto

Pela manhã, médicos e enfermeiros participaram de uma capacitação sobre a saúde do homem, ministrada pelo urologista Fábio Pilz. Ação aconteceu no No auditório da 6ª Regional de Saúde.

  • 21 de agosto – “Dia D”

Unidades Básicas de Saúde de União da Vitória. Das 8h às 16h

  • Atividades:

– Avaliação da saúde do homem;
– Consulta médica e de enfermagem para rastreamento de doenças e estratificação do risco cardiovascular para homens acima de 50 anos;
– Solicitação de exames para detecção precoce do câncer de próstata para homens acima de 50 anos, ou com histórico de câncer de próstata na família (pai/irmão);
– Avaliação de saúde bucal e prevenção de câncer de boca;
– Vacinação;
– Aferição de pressão arterial e testes de glicemia;
– Realização de testes rápidos: HIV, sífilis, hepatite B e C.

Voltar para matérias