Qual presente Bachir Abbas daria aos união-vitorienses?

Desde 15 de novembro de 2020 quando recebeu oficialmente a informação de que estaria à frente do Executivo de União da Vitória, Bachir Abbas (PP) não esconde a gratidão por àqueles que o elegeram. O filho de libaneses que chegaram no Brasil em 1952 e se estabeleceram em União da Vitória no ramo do vestuário, afirma perplexidade pelas imagens e informações sobre a invasão russa à Ucrânia. Segundo ele, são em torno de 500 mil ucranianos e descendentes presentes atualmente no Paraná. Juntamente de vários representantes políticos do País, também externou o seu sofrimento diante da guerra deflagrada há quase um mês, mas principalmente exaltou a coragem do povo ucraniano.

Qual presente Bachir Abbas daria aos união-vitorienses?

Bachir Abbas. (Foto: Jornal O Comércio).

Paralelamente a este assunto, o prefeito de União da Vitória comentou sobre os 132 anos do município a ser comemorado em 27 de março, juntamente do dia do padroeiro Sagrado Coração de Jesus.

Desde 2001, Bachir se dedica ao serviço público. Já foi vice-prefeito, Chefe de Gabinete, secretário de Obras, secretário de Finanças, secretário de Cultura e também esteve à frente da Autarquia Municipal de Esportes (AME). É formado em Ciências Contábeis e também em Administração pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv). Desde adolescente, sempre trabalhou no comércio da família. É também proprietário de uma imobiliária.


Confira a entrevista:

Jornal O Comércio (JOC): O senhor externou perplexidade pelas informações sobre a invasão russa na Ucrânia. O que tem a dizer?

Bachir Abbas (BA): Temos muitos descendentes de ucranianos aqui na cidade e região. Eu mesmo sou um descendente, porém de libaneses, cuja a região também é uma área de conflito. Não tem nada mais triste do que uma guerra, pois mexe com todos os cidadãos. Estou muito triste. Juntamente com os fiéis da Igreja Ucraniana São Basílio Magno rezamos uma missa e pedimos para que todos levantem a sua voz contra essa barbaridade que vem acontecendo na Ucrânia.

+ O Comércio: Saudades da Ucrânia, um programa que marcou o Vale do Iguaçu

JOC: O senhor disse ter em mãos a programação dos 132 anos de União da Vitória. O que vem por aí?

BA: A programação iniciou no sábado, 05, com o projeto União em Ação no bairro Lagoa Dourada. Pretendemos algo simbólico para este aniversário, pois nos últimos dois anos, por conta da pandemia da Covid-19, não pudemos reunir a população. Neste ano, graças a conscientização da população, do trabalho da ciência e a aparente diminuição dos casos ativos da Covid, faremos uma programação. Pretendemos movimentar todas as secretarias, como na Cultura a abertura da Biblioteca e Museu Histórico Professor Aniz Domingos, em um trabalho que foi alinhado juntamente com a senhora Alzira (in memorian), oferecendo um espaço para as crianças e toda a comunidade da cidade. Teremos ainda apresentações culturais no Cine Teatro Luz, também no esporte e na educação.

JOC: União da Vitória tem o que comemorar em 2022?

BA: Eu diria que primeiramente temos que lamentar por todas aquelas vidas perdidas durante a pandemia. Vivemos por um período de enlutamento por todos os entes queridos que se foram. Porém, sempre falei durante a campanha eleitoral e agora reafirmo que as cidades paranaenses que estiverem melhor estruturadas para a retomada do crescimento econômico saíram na frente e União da Vitória está fazendo esse trabalho. No ano passado, com recursos próprios, compramos um nova área industrial com investimento de cerca de cinco milhões de reais, porém sem deixarmos dívidas para os próximos prefeitos. O trabalho obteve uma desapropriação amigável para potencializar o cenário industrial. Não adianta ficar somente no discurso e não investir na cidade. Também investimos mais de três milhões de reais na informatização de nossas escolas e, até o final do ano, todas as escolas terão uma televisão de LED. Juntamente do Sebrae acreditamos na retomada do crescimento do turismo e econômico. Agora, se temos o que comemorar? Eu digo que sim, mas precisamos antes de tudo lamentar pelas vidas perdidas.

JOC: Por conta da pandemia, teme ficar devendo algo à população?

BA: Penso que é uma realidade sim, mas que não adianta chorar sob o leite derramado; temos que correr atrás do prejuízo e aplicar o que eu me propus durante a campanha. Na verdade temos que ter em mente que União da Vitória e também Porto União possuem grandes atrações turísticas e pretendemos aliar o poder público com a iniciativa privada, como é o caso da parceria com o Sebrae, ao qual temos vários projetos. O Morro do Cristo tem um projeto fantástico por vir. A intenção é sempre gerar emprego e renda através das potencialidades turísticas.

JOC: Como está o trabalho juntamente da Defesa Civil da cidade?

BA: Quero afirmar que em situações de intempéries climáticas estamos amparados pela Defesa Civil. Tivemos uma forte precipitação de chuva na semana passada e estive pessoalmente com a equipe nas localidades afetadas. Choveu quase 100 milímetros em uma hora e meia e as tubulações não aguentaram esse volume de chuva. É um problema não apenas de União da Vitória, mas de todo o Brasil. Em primeira mão, lhe digo que com recursos próprios da administração estaremos pavimentando em torno de quatro quilômetros, com um investimento de cerca de um milhão de reais, para pavimentar a localidade do Rio Vermelho e instalar um portal na entrada.

+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp

JOC: Neste aniversário, qual presente Bachir Abbas daria aos união-vitorienses?

BA: Durante a pandemia já percebemos que o melhor presente é a vida e a saúde. Eu diria que não tem preço estarmos reunidos com quem a gente ama. É isso que queremos comemorar, a união entre as pessoas novamente.


Programação de Aniversário:

13/03 – Show Gusttavo Lima

19/03 – Campanha Mês das Mulheres da Secretaria de Saúde

18/03 – História da Casa da Família Amazonas

18/03 – Mostra Cultural ALAD – Associação Laços de Amor Down

19/03 – Chá das Prendas

19/03 – Rap Gospel

19 e 20/03 – Festival de Verão 1

24/03 – Lançamento de Livro e Inauguração do Museu Municipal

25/03 – Peça Teatral O Rei Leão

26/03 – Apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná

26/03 – Festival de Verão 2

27/03 – Corrida de Rua – Volta ao Cristo

27/03 – Enduro de Regularidade Motocross

27/03 – Minha Cidade é Massa – Aniversário do Município

2 e 3/04 – Festival de Verão 3

03/04 – Caminhada Intermunicipal da Natureza

10/04 – Festival do Lambari

23 e 24/04 – 1ª Etapa Paranaense de Downhill

Voltar para matérias