Operação Inverno reforça a segurança de turistas na Serra Catarinense

Com a previsão da chegada do frio intenso em Santa Catarina se confirmando, é imediato o aumento do fluxo de turistas, tanto de outros estados como daqui mesmo, em direção à Serra Catarinense. A possibilidade de neve ou mesmo de chuva congelada deixa em alerta as autoridades de segurança. Por conta deste cenário, a Polícia Militar de Santa Catarina, dentro da Operação Inverno, intensifica ações. Além do frio, a queda dos indicadores da Covid-19 estimulam à ida aos pontos mais altos do Estado, o que redobra a atenção de todos.

Para garantir a segurança e o conforto, a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) alerta para pontos importantes. Confira:

  1. Evite transitar durante a noite, uma vez que a visibilidade fica prejudicada e a probabilidade de deslizamentos sobre a pista é maior.
  2. Os cuidados começam com a manutenção do carro. É preciso verificar a bateria, nível do óleo, freios, radiador, faróis, lanternas, sistema de ignição e a calibragem dos pneus. Devem tomar a precaução de adicionarem anticongelantes ao líquido dos radiadores dos veículos, para evitar maiores problemas e surpresas;
  3. Quando for ligar o carro, limpe o excesso de neve que estiver no teto, capô e vidros. Antes de sair com o veículo, limpe os vidros embaçados para melhorar a visibilidade – ligar o ar condicionado pode ajudar. É obrigatório, mesmo de dia, ligar os faróis e as lanternas, atitude essencial para que os outros motoristas tenham contato visual com seu veículo;
  4. Observe as placas de sinalização que indicam possibilidade de gelo sobre a pista. Se houver, informe o Posto da Polícia Militar Rodoviária pelo telefone 198, para que o policial de serviço possa auxiliá-lo no seu deslocamento com dicas e orientações sobre o trânsito no local.

PMRv alerta para riscos nas pistas congeladas na Serra Catarinense | Foto Divulgação/PMRV

Voltar para matérias