
A Praça da Ucrânia em União da Vitória é símbolo de uma nação forte que, mesmo colonizada, deu a volta por cima e neste mês – no dia 24 – comemora sua Independência. Mas, o espaço público nem sempre foi assim tão emblemático.
Na verdade, a revitalização entregue neste ano, encerrou essa espera da comunidade local por um espaço “só seu”, bonito, com qualidade. O clima é tão diferente que neste ano a sessão cívica de comemoração da Independência ocorre na praça mesmo, no dia 23. “Agora o espaço está legal para isso. Nunca nos animamos em dançar lá por causa de falta de estrutura”, comentou um dos representantes da etnia e do grupo Kalena, Vilson Kotviski.
A sensibilidade e a vontade de “tocar” a comunidade ucraniana parece terem sido os ingredientes principais do projeto desenhado pelo engenheiro e arquiteto, Klaus Piper, profissional de Curitiba contratado para a execução da obra. Dá para ver a beleza do arranjo na terra e no céu. Imagens aéreas da praça revelam o traçado bem-disposto, o cuidado com o verde e a homenagem para o “anfitrião” da cultura, Taras Shevchenko.
Por e-mail, Piper deu mais detalhes sobre sua “criança”, ao jornal O Comércio.
Portal Vvale – A planta é baseada em algum outro modelo?

Klaus Piper – “Ela saiu da minha cabeça. Uso muito de fazer um diagnóstico local onde conheço um pouco das pessoas, entrevistas locais, tipos étnicos, história, alegrias e tristezas. Com estes dados mais um estudo aprofundado aqui no escritório as ideias vão se formando e o resultado é uma tentativa de acerto, o maior possível com um custo no mínimo viável”.
VVALE – No que foi pensado para se chegar a este resultado? O que, de fato, o senhor queria com o resultado? Chegou nele?
KP – A princípio, foi pensado chegar o mais perto possível no coração étnico dos ucranianos. Por incriável que pareça, em viajem, em um restaurante muito simples de origem ucraniana, observei uma toalha de mesa de renda colorida e no mesmo momento rabisquei em um papel a possibilidade de usar pavers (tijolos de concreto muito usados em calçadas) instalado de forma a imitar a toalha que vi, principalmente dando ênfase ás cores tão evidentes na cultura local. O resto foi muito fácil: cuidar para que a estátua fosse o elemento mais importante, limpeza do lugar e revitalização do existente. Acho que basicamente foi isso”.
VVALE – Como o senhor se sente sabendo que mudou a história dessa comunidade tão importante, mas, até então, um tanto esquecida? O que representa o projeto de revitalização da praça?KP – “Para Mim, “Pai da criança”, com certeza cheguei ao resultado, de forma humilde, simples e bela. Me sinto extremamente satisfeito e orgulhoso. Se tive oportunidade de mudar a história, eu não sei, mas, se isto for fato, já valeu a pena o esforço. O projeto de revitalização da praça representa para mim, chegar mais perto daqueles que trabalham de sol a sol acreditando num mundo melhor e, o que é muito importante: dar chance de espaço para as nossas crianças, talvez cultural, brincadeiras e um por de sol esperançoso. E para as pessoas de idade, acordar a recordação e a esperança da certeza de que tudo tenha valido a pena”. /// BOX 1RevitalizaçãoA Praça da Ucrânia fica no Bairro São Basílio Magno, em União da Vitória. Entregue em março para a comunidade, a revitalização é parte das ações da Administração Municipal que pretende remodelar, também, as praças Visconde de Nacar, Coronel Amazonas, Alvir Riesemberg e Expedicionários. /// BOX 2Sessão cívicaEla só acontece em caso de tempo bom. Se chover, o evento está cancelado. A sessão é no dia 23, em dois momentos: às 9 horas, tem missa na Igreja São Basílio Magno. Ela dura uma hora e meia. Mais tarde, às 11 horas, a sessão começa na Praça da Ucrânia. O evento é aberto ao público.


