
O Juízo da Infância e Juventude de União da Vitória encerrou na semana passada a primeira fase do Projeto de Combate à Evasão Escola. Foram realizadas audiências públicas coletivas nos dias 20, 24, 27 e 31 de agosto, além de 9 e 16 de setembro, promovidas em conjunto com o Núcleo Regional da Educação, o Ministério Público, e os cinco Conselhos Tutelares da Comarca. Foram atendidas 496 famílias.
Neste ano, o projeto foi incrementado com a realização de audiência específica com os públicos dos jovens matriculados nas unidades de supletivo, além dos pais de crianças infrequentes da Rede Municipal de Ensino de União da Vitória. Também nesta etapa, conforme nota enviada pela organização do programa, foi firmada parceria com o Sesi/Senai, para que cursos profissionalizantes gratuitos sejam oferecidos aos alunos e pais interessados.
As audiências contaram ainda com a palestra da professora do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), Maria Genovena Bordignon Esteves, voltada aos pais e adolescentes, com orientações sobre a educação, desenvolvimento dos filhos, a importância da disciplina, imposição de limites e, principalmente, da escolarização para o crescimento sadio dos mesmos.
Na segunda fase do projeto, mais inovação. “Para os casos de alunos que permaneçam infrequentes ou evadidos mesmo após as audiências, pais e filhos deverão frequentar curso promovido pelo Núcleo Regional de Educação em conjunto com o Juízo da Infância e Juventude, com viés pedagógico, inclusive como medida alternativa à aplicação da multa administrativa prevista no Estatuto da Criança e Adolescente (infração administrativa) e encaminhamento ao Juizado Especial Criminal (crime de abandono intelectual), providências que ficarão restritas apenas para os casos mais graves de descumprimento do dever da educação dos filhos”, explica a redação.