Maioria dos brasileiros considera muito caro o preço pago pela energia elétrica

·
Atualizado há 8 anos

Uma pesquisa do Ibope Inteligência realizada em julho a pedido da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), mostra que, em um ano, dobrou o número de brasileiros que acham que a energia elétrica está muito cara, passando de 28% no ano passado para 57% em 2015. Quem mais considera os preços muito caros são os mais instruídos (62% entre quem tem nível superior), renda superior a cinco salários mínimos (64%), classe AB (65%), além daqueles com idade entre 25 e 34 anos (63%).

Por outro lado, a maior parte dos que acham o preço justo está entre quem tem mais de 55 anos (13%).Para enfrentar a situação, 65% dos brasileiros estão economizando energia, principalmente para não atrapalhar o seu orçamento familiar. No entanto, 9% não estão economizando.

Em 2015 subiu ainda o número de brasileiros favoráveis à liberdade de escolha em relação ao fornecimento de energia elétrica: 72% contra 66% no ano passado. E, se isso acontecesse, 62% trocariam de fornecedora de energia elétrica. Para 64% dos entrevistados, a questão financeira é o principal motivador para uma eventual mudança de fornecedor.

Outros motivos são qualidade de atendimento (16%) e fontes limpas/mais ecológicas (16%). A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 22 de julho, com 2.002 pessoas de 16 anos ou mais, em 142 municípios do País. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.