
Ontem a Administração de Porto União deu início a um mutirão contra o mosquito Aedes aegypti. A ação mais efetiva organizada pela Secretaria de Saúde, Obras e pelas três vigilâncias no município, Sanitária, Epidemiológica e Ambiental, só foi realizada devido ao aumento nos números de focos do mosquito encontrados ao longo da última semana. Em poucos dias os focos que contabilizavam 8, apenas na região do Bairro São Pedro, subiram para 25 e se espalharam por outros bairros. “Não registramos nenhum dos casos dos vírus que são disseminados pelo mosquito, tivemos dois casos importados de dengue e de chikungunya”, comenta o secretário de Saúde, Rogério Stasiak. “Mas o nível de Estado é de alerta, alerta máximo. Nós temos a presença do mosquito em nossa cidade, em nossa região, para que haja a disseminação desse vírus é muito fácil”, dispara.
O mutirão contou com a presença de mais de cem soldados do 5º Batalhão de Engenharia e Combate Blindado de Porto União, além de 32 agentes de endemias e comunitários de saúde da rede básica de atendimento. Durante as visitas foram realizadas inspeções em quintais, jardins e locais onde haviam entulhos. Nesses pontos foram recolhidos materiais coletores de água que pudessem se transformar em possíveis criadouros do mosquito. Além disso os moradores receberam orientações dos agentes de como proceder caso encontrem focos do mosquito. “É uma ação mais efetiva que estamos fazendo, até então nós focávamos nas ações executivas, mas com o aumento de focos não podemos mais”, reafirmou Stasiak.
Além disso, a Secretaria de Obras também realiza o recolhimento de materiais que possam servir como possíveis criadouros. “Não vamos fazer uma limpeza nos bairros, só recolheremos aqueles entulhos que possam propiciar a criação do mosquito”, afirma Stasiak.
Nos próximos dias os bairros São Pedro e Cidade Nova receberão a visita dos agentes. O pedido da Secretaria é para que os moradores recebam os profissionais, que estarão identificados com coletes ou crachá. Em caso de dúvidas ou denúncias foi disponibilizado o telefone 3523-7151. Do lado de União da Vitória o telefone para denúncias é o 3903-1606, da Vigilância Sanitária do município.
Fotos: Assessoria








