AMSULPAR: Reunião discute programa Pró-Rural

Foco principal são as melhorias nas estradas do interior dos municípios

·
Atualizado há 8 anos

?????????????
(Foto: Ricardo Silveira).

Prefeitos que compõem a Associação dos Municípios do Sul Paranaense (Amsulpar) participaram de uma reunião na manhã de ontem na sede da entidade em União da Vitória. O principal assunto em pauta foi o Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial – Pró-Rural.

O que é o Pró Rural

O Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial: Renda e Cidadania no Campo (Pró-Rural) é uma ação do Governo do Estado do Paraná, a ser executado pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab), por intermédio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG). O Pró Rural faz parte do Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná.

O Governo do Estado do Paraná realizou um financiamento junto ao Banco Mundial, para a aquisição de maquinários que estarão realizando o trabalho de melhorias em estradas rurais dos municípios.

Na região, as máquinas serão repassadas ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Paraná Sul (Cidepsul), por isso os prefeitos se reuniram para discutir como será o manejo, o custeio e toda a parte administrativa dos equipamentos.

Segundo o presidente da Amsulpar e também do Cidepsul, o prefeito de São Mateus do Sul, Clóvis Ledur, é fundamental proporcionar boas condições aos agricultores, pois é dali que saem as maiores rendas dos municípios. “Esse é o grande desafio dos municípios, deixar as estradas rurais em boas condições, pois boa parte da renda econômica, é resultado do trabalho de nossos agricultores”, afirmou Ledur.

Recursos para microbacia em Paula Freitas

Durante a reunião da Amsulpar, o prefeito de Paula Freitas, Mauro Feliz dos Santos, destacou que o município teve ontem a confirmação por parte do Governo do Estado, da liberação de aproximadamente R$ 180 mil para investimentos na Microbacia da região do Palmital do Jararaca.

De acordo com prefeito, o projeto foi enviado para o Governo do Estado no ano passado e todos do município aguardavam a liberação do recurso. “Estávamos aguardando ansiosos a liberação desse recurso, pois irá ajudar muito esse comunidade. Agora, o próximo passo é fazer a licitação para que os trabalhos iniciem”, disse.