
O objetivo de incentivar a população a realizar algum tipo de atividade física foi mais do que bem sucedido em Porto União. Mais de 70% da população registrou sua participação e contribuiu para que o município vencesse o Dia do Desafio 2016.
Ao todo foram contabilizadas em Porto União 24.080 participações, resultando em 71,90% da população do município. A concorrente, a cidade de Ortiz, na Venezuela, chegou somente aos 20,98%.
O evento já iniciou nos primeiros minutos do dia 25 de maio, pois pelo segundo ano consecutivo a organização promoveu a Corrida da Meia-Noite que contribuiu com bons números para o resultado final.
Ao longo do dia, a prefeitura municipal, em parceira com o Sesc e Senac de Porto União, promoveram diversas atividades recreativas como caminhada, corrida, pedalada, zumba, futebol, vôlei, academia, gincanas, brincadeiras e alongamento.
O Corpo de Bombeiros, o 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado e a Polícia Militar de Porto União também participaram ativamente do Dia do Desafio.
Um dos eventos mais prestigiados foi o promovido pelos Bombeiros, no qual os participantes tinham que puxar uma das viaturas da corporação.
Em União da Vitória
Durante todo o dia 56,29% da população de União da Vitória registrou sua participação no Dia do Desafio.
Em um comparativo com Porto União, o lado paranaense desenvolveu um número bem menor de ações voltadas ao evento.
O resultado é reflexo da participação das escolas, funcionários públicos e alguns grupos como a Melhor Idade, que promoveram ações ao longo do dia para incentivar a prática de exercícios.
Na região
Os municípios de Antônio Olinto (23,13%), Cruz Machado (28,03%) e Paula Freitas (33,14%), acabaram sendo derrotados por seus adversários.
Ainda na região Bituruna (50,55%), General Carneiro (30,54%), Paulo Frontin (45,12%), Porto Vitória (45,12%) e São Mateus do Sul (26,81%) conseguiram superar os concorrentes e vencer o Desafio.
No lado catarinense, a surpresa ficou por conta de Canoinhas, que ao longo do Desafio promoveu inúmeras atividades, atingindo 38,71% de sua população. Esse percentual não foi suficiente e a cidade acabou derrotada pela cidade de Camaguey, em Cuba, que atingiu 55,52%.
Irineópolis também não conseguiu vencer o evento, concluindo 21,42% contra 52,63% da cidade de Barreira, no Ceará. Em contrapartida, Matos Costa atingiu 33,71% de sua população e venceu a cidade de Chaguani, na Colômbia, que teve 11,19% de participantes.
RESULTADOS NA REGIÃO
Antonio Olinto 23,13% x 39,22% Caraá no Rio Grande do Sul
Bituruna 50,55% x 9,39% Cundinamarca (Colômbia)
Canoinhas 38,71% x 55,52% Camaguey (Cuba)
Cruz Machado 28,03% x 30,83% Graça no Ceará
General Carneiro 30,54% x 4,25% Jutiapa (Guatemala)
Irineópolis 21,42 x 52,63 Barreira no Ceará
Matos Costa 33,71% x 11,19% Chaguani (Colômbia)
Paula Freitas 33,14% x 89,97% Santa Maria do Herval no Rio Grande do Sul
Paulo Frontin 41,04% x 13,33% Alajuela (Costa Rica)
Porto Vitória 45,12% x 37,76% Herval no Rio Grande do Sul
Porto União 71,90% x 20,98% Ortiz (Venezuela)
São Mateus do Sul 26,81% x 20,56% Apure (Venezuela)
União da Vitória 56,29% x 48,99% Holguin (Cuba)

