
O meio político de Santa Catarina foi pego de surpresa com a prisão do ex-secretário de Turismo de Santa Catarina e ex-deputado estadual Gilmar Knaesel (PSDB). Ele foi detido em Florianópolis no fim da tarde de segunda-feira, 13, e encaminhado à sede da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic).
Knasel é suspeito de desvio de verbas no período em que atuou como secretário estadual de Turismo. Em março, o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TC-SC) condenou Knaesel a devolver quase R$ 200 mil aos cofres públicos. Ele foi secretário de estado no governo de Luiz Henrique da Silveira (PMDB), além de ter sido deputado estadual por mais de 20 anos. Entre 1999 e 2000 foi presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
O que diz o PSDB
O presidente estadual do PSDB, deputado estadual Marcos Vieira, afirmou por meio de nota oficial que até o presente momento não teve acesso aos autos do processo que levaram à prisão do primeiro vice-presidente do PSDB/SC e ex-deputado estadual Gilmar Knaesel, e que soube pela imprensa. De acordo com o advogado Marlon Charles Bertol, defensor do ex-deputado Gilmar Knaesel, ele se mantém disposto a ajudar na elucidação da investigação, assim que também souber os motivos que o levaram à prisão.
A nota expressa ainda que a Executiva Estadual do PSDB, fundamentado no histórico do primeiro vice-presidente do PSDB/SC Gilmar Knaesel, e em seu trabalho, tanto à frente da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, quanto à frente dos mandatos como deputado Estadual, mantém sua irrestrita confiança na lisura de seus atos. Pautado pela ética, transparência e moralidade, o PSDB/SC apóia qualquer investigação de autoridades constituídas.