EMPÓRIO DO EMPRESÁRIO: Dia dos pais: o resultado

·
Atualizado há 10 anos

Como infelizmente estamos nos acostumando a más notícias, parece que continuamos no inferno astral tupiniquim… Tenho até tentado não escrever sobre a economia atual, pois sempre os números estão sendo desfavoráveis, e não foi diferente no dia dos pais, considerado, por alguns como o “dia mundial da ligação a cobrar”.

Segundo a Serasa Experian, as vendas tiveram queda de 8,8% em todo o território nacional entre a semana de 08 a 14 de agosto, em comparação com o mesmo período do ano passado, amargando a segunda queda desde que o indicador foi iniciado, em 2005. Segundo o estudo no final de semana, entre os dias 12 a 14 de agosto, a queda foi de 8,7%. Apesar de que a esperança era de demonstração de recuperação da economia, infelizmente o número foi ainda pior do que o ano passado como pode ser verificado no comparativo abaixo, desde que a série histórica iniciou a ser medida:

2016 2015 2014 2013 2012 2011 2010 2009 2008 2007 2006 2005
-8,8% -5,1% 2,1% 3,3% 6,0% 8,8% 6,9% 2,2% 2,1% 4,0% 2,0% 3,4%

Fonte: Serasa Experian

Ao analisarmos os dados verificamos que os números mostravam uma queda significativa desde 2012.

No entanto, uma outra instituição que mede os resultados das vendas das datas comemorativas, a Boa Vista SCPC, considera uma queda de “apenas” 5,2%, porém ambos as instituições concordam que o resultado é o pior desde 2005.

Na sexta data mais relevante do ano, poucos eram os empresários que esperavam uma melhora significativa ou ao menos, uma redução na queda dos índices de vendas, porém todos acreditam que a melhoria está chegando e que o mercado está reagindo, ainda que não apresente dados positivos, porém que não sejam tão negativos como vinham sendo.

Nenhum pai racional comemora seu dia pensando no presente que ganhará, mas todos desejariam haver passado o 14 de agosto apostando num futuro melhor para o país e para seus filhos do que aquele que vem se desenhando. Porém, ainda todos temos esperança de que os índices comecem a melhorar.

Alvaro Concha

Consultor de Empresas

alvaroconcha@gmail.com

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!