DIA DO NUTRICIONISTA: Para lembrar a data acadêmicos realizam atendimento

De forma simbólica, frutas também foram entregues por quem passou pela tenda. Ideia é incentivar uma boa alimentação

·
Atualizado há 10 anos

IMG_6725
Objetivo da ação é reeducar a população para uma alimentação mais saudável. (Foto: Bruna Kobus).

Ontem acadêmicos e professores do Curso de Nutrição da Uniguaçu se instalaram na Praça Alvir Riesemberg, no centro de União da Vitória com atendimento de graça à população. A ação lembrou o Dia do Nutricionista, comemorado também ontem e contou com avaliação do estado nutricional, com peso e altura, determinando o Índice de Massa Corpórea (IMC), orientações relacionadas aos “Dez passos para ter uma alimentação saudável”, além da entrega simbólica de uma fruta – no caso laranja – para incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis. Conforme o coordenador do curso, Wagner Osório de Almeida, o simples fato de se consumir uma furta por dia, todos os dias, já se traduz numa velhice mais saldável. Ainda para o professor a alimentação deve ser levada mais a sério pelos brasileiros, e a única forma de conseguir balancear é com o acompanhamento de um profissional. “O profissional da Nutrição sabe das propriedades do alimento e como ele deve ser administrado”, argumenta.

Segundo Wagner a população do Vale do Iguaçu acompanha esse “desregramento” da alimentação, assim como o restante do País. Para o professor com as atividades diárias se tornando cada vez mais rápidas e o dia se tornando curto demais, o mais fácil em administrar ou anular é a alimentação, e é aí que mora o perigo. “Muita gente fala que o que nós comemos, faz toda a diferença a nossa saúde e realmente, faz. Tem aquele ditado “nós somos o que comemos”, e é verdade, quem comem porcaria é porcaria”, rebate.

A mensagem passada pelos acadêmicos foi justamente a que se pode levar uma vida saudável, sem gastar muito, e ter qualidade de vida, basta priorizar. “Sempre brinco com os meus alunos que quem vai salvar o mundo são os nutricionistas”, sorri Wagner. “Porque é muito mais fácil você prevenir uma doença do que depois você tratá-la. E hoje as doenças que não são transmitidas por vírus, boa parte tem relação com a alimentação. Como é caso de problemas vasculares e cardiológicos”, rebate.

A ação durou toda a tarde, contudo, os acadêmicos também realizam atendimento de graça com a comunidade no Laboratório de Nutrição que fica no Centro Social da Uniguaçu. Por lá consultas e orientações são repassadas numa forma de contribuir com a formação dos acadêmicos. “Nossa intenção é educar a população”, comenta o professor.

Os 10 passos

Organização Mundial da Saúde dispõe de uma cartilha com dicas de como levar uma vida saldável. Além do tripé que é largar o sedentarismo, estresse psicológico e ter uma boa alimentação, a cartilha também orienta com relação a outras atividades.

  1. Faça pelo menos 3 refeições e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições;
    2. Inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais, tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural;
    3. Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches;
    4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde;
    5. Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis;
    6. Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina;
    7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação;
    8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa;
    9. Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições;
    10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite bebidas alcoólicas e o fumo.

Serviço

Outras informações sobre os atendimentos no Laboratório de Nutrição ele fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, número 3914, próximo ao Centro Esportivo da Uniguaçu.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!