ELEIÇÕES 2016: Portal Vvale entrevista candidatos na reta final da campanha

Entrevistas marcam final da cobertura jornalística de mais uma campanha eleitoral. No domingo, 2, é dia de votação

·
Atualizado há 8 anos

Com o fim da campanha eleitoral neste sábado, 1º, os eleitores puderam conhecer a fundo seus candidatos à prefeito. Depois de uma série de reportagens, desde a arrancada inicial após as convenções, o Grupo Verde Vale de Comunicação, formado pelo Jornal O Comércio, Portal Vvale, Super Rádio União e FM Verde Vale, encerra a cobertura do período com as últimas entrevistas concedidas pelos candidatos às prefeituras de União da Vitória e de Porto União.

Hoje, 1°, os candidatos Santin Roveda (PR) e Thyago Pigatto Caus (PSC) têm a última oportunidade de se dirigir aos eleitores, respondendo perguntas sobre assuntos que um futuro gestor precisa realmente saber. Acompanhe nesta edição o que os candidatos se propõem a fazer sobre vários assuntos e setores ligados à Administração Pública. Amanhã, 1°, é a vez dos candidatos de Porto União.

SANTIN ROVEDA

foto_santinebachir
Santin Roveda e Bachir Abbas

O empresário Santin Roveda (PR), filho do ex-deputado Airton Roveda, disputa como cabeça de chapa a prefeitura de União da Vitória. Empresário do ramo de prospecção há 20 anos, Santin, de 34 anos, é formado em Administração de empresas pela Unicenp, pós-graduado em Finanças e controladoria no IBEMEC com MBA em gestão empresarial. Foi candidato a deputado estadual em 2014. Santin Roveda é casado e tem um filho.

Seu vive é o empresário do ramo imobiliário em União da Vitória, Bachir Abbas (PSDB). Como experiência na vida pública, foi secretário municipal de Esportes e chefe de gabinete da prefeitura de União nas duas administrações de Hussein Bakri. Bachir, de 50 anos, formado em administração de empresas e economia pela Uniuv, está filiado no PSDB.

Saúde

Portal Vvale – A demanda por atendimento na atenção básica, que é de competência da Prefeitura, vem aumentando continuamente. Na mesma proporção as reclamações pela falta de médicos, enfermeiros e remédios também são constantes. O que o senhor vai fazer sobre o problema e como vai fazer?

Santin Roveda – A humanização da saúde será nossa prioridade. Hoje, União da Vitória tem uma estrutura física adequada para o atendimento de baixa complexidade, o maior problema está na falta de melhor gestão destes espaços. Vemos estruturas serem construídas sem planejamento, como é o caso das duas Unidades que estão lado a lado em São Cristóvão. A primeira coisa que vamos fazer é reestruturar o sistema de saúde, recuperar as Unidades que estão sucateadas, equipá-las e modernizá-las, vamos adotar sistemas de informação inteligentes que integrem os dados dos pacientes para agilizar os atendimentos, e criar protocolos para diminuir o tempo de espera. Os profissionais terão isonomia salarial e revisão do plano de cargos e carreira.

PVVALE – Como política de gestão como o senhor vai resolver a falta de dinheiro no setor sem comprometer os investimentos determinados em Lei?

SR – Com um bom planejamento orçamentário. Quando se planejam os gastos com antecedência diminuímos os fatores de risco. O orçamento de 15% será respeitado, mas aplicado nas áreas com mais necessidade, por exemplo, na compra de medicamentos, em materiais de consumo etc. E para aumentar nossa receita da saúde vamos investir em bons projetos para captação de recursos do governo do estado e federal. Vamos aproveitar a nossa boa relação politica e institucional para consegui-los e melhorar a qualidade do atendimento, em todos os setores.

Educação

PVVALE – A maior reclamação das famílias de trabalhadores é a falta de vagas em creches. Como o senhor vai resolver a questão, já que o número de vagas e da própria infraestrutura é insuficiente?

SR – A educação infantil é fundamental para a formação do cidadão e entendemos que os pais precisam das creches para deixar seus filhos enquanto trabalham. O principio básico é a educação pela oferta de ambientes adaptados e adequados para a idade e pela qualificação dos profissionais e servidores que atuam na área.  Para resolver o problema das vagas é simples: precisamos construir novas creches e readequar as que já existem. Já no início da nossa gestão, se eleitos, vamos buscar recursos para a construção de novas creches, em especial para atendimento na região central e no Distrito de São Cristóvão.

PVVALE – Como sua gestão vai tratar a questão de que o município terá de assumir o quinto ano dentro do ensino fundamental, que é de incumbência do município? Há estrutura física e material humano para atender mais essa demanda? E quanto será investido no setor baseado no orçamento de 2017?

SR – O Município de União da Vitoria já se adequou a exigência da Lei número 11.274 de 06/03/2006, que ampliou o ensino do primeiro a quinto ano. A Lei Orçamentaria Anual – LOA 2017 devera cumprir a exigência da aplicação mínima de 25% na educação e se, necessário, vamos fazer a sua adequação para garantir um ensino de qualidade no que diz respeito às estruturas físicas das escolas e dos centros de educação infantil e valorização dos profissionais e servidores.

Infraestrutura

PVVALE – Com a baixa arrecadação e o comprometimento do orçamento com dívidas, como por exemplo, a da prefeitura com o Fumprevi, como o senhor vai garantir os investimentos em infraestrutura (asfalto, calçamento, conservação de ruas e estradas, iluminação púbica e sinalização adequada)?

SR – Através de um planejamento organizacional, racional e moderno com visão conjuntural, direcionado para a melhoria da qualidade de vida da população. Vamos fazer uma revisão do Plano Diretor, reduzir gastos, administrar com equilíbrio e responsabilidade e viabilizar parcerias publico-privadas para captação dos recursos necessários. Precisamos gerar mais riquezas para nossa economia crescer e viabilizar uma infraestrutura capaz de atrair novos investimentos para gerar mais renda e empregos.

PVVALE – Como o senhor pretende melhorar a arrecadação de tributos municipais (IPTU, ISS, fiscalização), para devolver em obras e investimentos aos munícipes?

SR – Da mesma forma que já comentei na pergunta anterior, reduzindo gastos, criando projetos para captação de recursos e fortalecendo o empresário local para que ele empregue mais, venda mais e fature mais. Uma das ações específicas para isso é a criação de incubadoras de empreendedorismo, para que se desenvolvam projetos de novos negócios, em parceria com os institutos de empreendedorismo e tecnologia. Se o cidadão cresce financeiramente, o município economicamente.

Empregos

PVVALE – Como o senhor pretende resolver o problema de déficit de empregos e promover a diversificação econômica do município, cuidando das empresas que já temos e buscando outras alternativas de geração de postos de trabalho?

SR – Como você pode perceber o nosso plano de governo se baseia muito em gestão eficiente e empreendedorismo. Vejo que União da Vitória tem muito potencial, o que é pouco aproveitado. Os investimentos precisam ser diversificados, não só na madeira, erva-mate, que são nossa base histórica, mas que não tem tanta expressão econômica como no passado. Precisamos de uma área industrial apta para receber empresas, com infraestrutura básica de qualidade, apoiar a indústria e o comércio local, de investimentos públicos, consolidar a nossa cidade como polo universitário e desburocratizar os serviços da prefeitura para que a cidade se torne atraente para novos negócios. Tenham a certeza que a geração de emprego é prioridade no novo governo.

PVVALE – Qual sua política para qualificação, requalificação dos profissionais, e na garantia da entrada no mercado de trabalho de jovens sem experiência? Como dar mais ritmo à agência do trabalhador?

SR – A qualificação continuada é fundamental para todos os profissionais que estão entrando agora no mercado de trabalho. Eu sempre busquei muito aperfeiçoamento e entendo o quanto é necessário. Por isso pretendo viabilizar, mediante parcerias com as instituições de ensino superior, programas de financiamento estudantil e de bolsas de estudo para estimular e ampliar o acesso e a expansão das matrículas. Estimular programas de capacitação para preparar mão de obra qualificada de acordo com a necessidade do mercado.  O ritmo da agência do trabalhador é determinado pela abertura de vagas, seja pelo crescimento da nossa economia como pela oferta de mão de obra qualificada.

Turismo

PVVALE – Quais são os investimentos que sua administração fará para alavancar o desenvolvimento do setor turístico de União da Vitória, e como o setor será tratado dentro da sua gestão?

SR – Turismo é uma área muito interessante de se trabalhar em União da Vitória, porque temos muitos recursos naturais e históricos. Vamos criar um Conselho Municipal de Turismo para planificar e estruturar o setor para identificar alternativas para exploração econômica do nosso potencial turístico como fonte geradora além de empregos e rendas.

PVVALE – Como o senhor vai garantir investimentos para praças, o Morro do Cristo, o turismo na orla do Rio Iguaçu, a Maria Fumaça, assim como parques e outros atrativos?

SR – Reorganizando o orçamento e recuperando a economia, só assim teremos dinheiro suficiente. Não há segredo, é só saber administrar e nesse momento a cidade precisa de um bom administrador.

Cultura e esporte

PVVALE – Como o senhor vai promover o esporte amador e estudantil dentro da sua gestão? Com garantir a conservação e funcionamento das praças esportivas do município?

SR – União da Vitória sempre foi referência no esporte e agora cabe ao executivo fomentar o seu fortalecimento. Falta um espaço público para a prática de esportes alternativos e de grande porte. Para isso vamos criar uma arena multiuso, recuperar os espaços esportivos já existentes e incentivar a prática de esportes nas diversas modalidades. Vamos avaliar a possível recriação da Autarquia Municipal de Esportes (AME) ou a criação de instituição similar, para agilizar a execução dos projetos.

PVVALE – Quais serão as ações para a secretaria de cultura e como promover e levar Cultura atraente e gratuita para todas as camadas sociais da população?

SR – O revigoramento das nossas instituições culturais, a recuperação e restauração do estilo arquitetônico das construções mais antigas, bem como a requalificação dos nossos espaços e ambientes culturais para uso sistemático e com maior acessibilidade para a nossa população, se constituem em prioridades da nossa administração. A recuperação e restauração do Cine Luz, o transformará num espaço cultural de excelência e múltiplo uso e será um marco para a integração sociocultural de União da Vitória.

THYAGO PIGATTO CAUS

thyago-pires-candidatos
Thyago Pigatto Caus e Júlio Adilson Pires

Thyago Pigatto Caus, de 35 anos, é o cabeça de chapa. Formado em Direito, exercendo a profissão de advogado, tem atuação junto às prefeituras da região. O candidato é presidente do PSC de União da Vitória, genro e coordenador político do deputado estadual Hussein Bakri (PSD) e seu grupo de apoio. Com experiência de bastidores na política, disputa pela primeira vez um cargo eletivo. É casado e tem três filhos.

O candidato a vice-prefeito é o vereador Júlio Adilson Pires (PP), de 59 anos, que está exercendo seu quarto mandato. Pires também exerceu o cargo de Secretário de Obras no governo de Carlos Alberto Jung e a chefia regional da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).

Saúde

PVVALE – A demanda por atendimento na atenção básica, que é de competência da Prefeitura, vem aumentando continuamente. Na mesma proporção as reclamações pela falta de médicos, enfermeiros e remédios também são constantes. O que o senhor vai fazer sobre o problema e como vai fazer?

TPC – Nós vamos fazer com que o atendimento da saúde volte a ser bem organizado. Com um secretário e equipe de saúde atuante, que entendam o dia a dia dos postos e que busquem atendimentos mais humanos e eficientes. Queremos investir na contratação de médicos generalistas que atendam o dia todo nos postos. Ainda, é preciso que o município firme convênios com os hospitais da cidade, de modo a diminuir as filas para exames e atendimentos, evitando que muitos tenham de se deslocar até Curitiba ao invés de serem atendidos aqui em nossa cidade. Buscar apoio do deputado da região para trazer melhor estrutura e aumento do estoque da farmácia básica do município.

PVVALE – Como política de gestão como o senhor vai resolver a falta de dinheiro no setor sem comprometer os investimentos determinados em Lei?

TPC – A nossa política de gestão é notória e muito objetiva: queremos o enxugamento da máquina, ou seja, um corte significativo nos cargos comissionados, de forma que essa economia permita o retorno de investimentos em obras e serviços nas áreas mais frágeis do município, principalmente na saúde. Sem contar, que deverei usar a boa relação com o chefe da 6ª Regional de Saúde, Henrique Cesar Guzzoni, com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros e o deputado estadual, Hussein Bakri.

Educação

PVVALE – A maior reclamação das famílias de trabalhadores é a falta de vagas em creches. Como o senhor vai resolver a questão, já que o número de vagas e da própria infraestrutura é insuficiente?

TPC – Precisamos planejar uma distribuição mais acertada dos espaços e das vagas. O município precisa de uma vez por todas investir em projetos que viabilizem o aumento de vagas nos centros de educação infantil. Além do mais, é preciso repensar a questão dos recessos e férias, pois penso que poderíamos trabalhar com equipes de plantão, de forma que não se prejudicasse a rotina dos pais que trabalham nestas épocas. Ainda, estudamos um projeto inovador das salas – contêineres, que são estruturas maravilhosas, climatizadas e copiadas de países de primeiro mundo, que poderão ser usadas para bibliotecas, brinquedotecas, salas de informática, livrando assim, algumas salas de aula que poderão abrigar mais alunos nas escolas.

PVVALE – Como sua gestão vai tratar a questão de que o município terá de assumir o quinto ano dentro do ensino fundamental, que é de incumbência do município? Há estrutura física e material humano para atender mais essa demanda? E quanto será investido no setor baseado no orçamento de 2017?

TPC – Sabemos que o município de União da Vitória se aproxima do limite prudencial de 54% de gastos com pessoal. Porém, com uma queda no número de comissionados e um melhor planejamento, certamente deverão ser encontradas saídas para o atendimento da demanda.

Infraestrutura

PVVALE – Com a baixa arrecadação e o comprometimento do orçamento com dívidas, como, por exemplo, a da prefeitura com o Fumprevi, como o senhor vai garantir os investimentos em infraestrutura (asfalto, calçamento, conservação de ruas e estradas, iluminação pública e sinalização adequada)?

TPC – Nosso modelo de gestão irá diminuir consideravelmente o número dos cargos comissionados, que hoje ultrapassa 100 pessoas. Com isso, iremos fazer uma economia significativa. Essa economia será revertida em benfeitorias na cidade. Além disso, temos como parceiro o Secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, o Ratinho Jr, que é exatamente a secretaria que cuida da infraestrutura das cidades. Portanto, com Ratinho Jr. e o deputado estadual Hussein Bakri iremos viabilizar muitas verbas e emendas direcionadas para melhorar a infraestrutura de União da Vitória.

PVVALE – Como o senhor pretende melhorar a arrecadação de tributos municipais (IPTU, ISS, fiscalização), para devolver em obras e investimentos aos munícipes?

TPC – O valor que os munícipes estão pagando no IPTU está fora da normalidade. Sabemos que precisamos da arrecadação desses tributos, mas o valor fora da realidade da maioria das famílias de União da Vitória só aumenta a inadimplência. Por isso, a partir de 1º de janeiro, permitiremos a reavaliação do valor venal de seus imóveis, para que o valor do IPTU seja justo para cada um. A partir daí, buscaremos mecanismos para melhorar a fiscalização e o recebimento de outros tributos de competência do municipal.

Empregos

PVVALE – Como o senhor pretende resolver o problema de déficit de empregos e promover a diversificação econômica do município, cuidando das empresas que já temos e buscando outras alternativas de geração de postos de trabalho?

TPC – Precisamos rever as leis de diretrizes orçamentárias para poder tornar União da Vitória atrativa para grandes empresas. Precisamos buscar novas fontes de atração para investidores, tais como uma alternativa energética por conta de uma linha de transmissão de gás natural (gasoduto) para a região. Além disso, iremos cuidar do pequeno e médio empresário que está sobrevivendo à crise econômica que assola o País. Chegou a hora de pensarmos em uma alteração da nossa legislação tributária e demais cuidados para atender nossos empresários locais.

PVVALE – Qual sua política para qualificação, requalificação dos profissionais, e na garantia da entrada no mercado de trabalho de jovens sem experiência? Como dar mais ritmo à agência do trabalhador?

TPC – Queremos criar um programa de incentivo ao primeiro emprego, o qual traga benefícios em contrapartida para todo aquele empresário que adote o ingresso de jovens sem experiência.

Turismo

PVVALE – Quais são os investimentos que sua administração fará para alavancar o desenvolvimento do setor turístico de União da Vitória, e como o setor será tratado dentro da sua gestão?

TPC – União da Vitória é uma cidade imensamente rica em potencial turístico. Acredito que investir em turismo é investir em desenvolvimento e geração de renda. Iremos investir nessa área, realizando readequações no Morro do Cristo; retomando os passeios de Maria Fumaça; organizando competições esportivas e passeios pelo Rio Iguaçu; reformulando os passeios da Rota das Cachoeiras; e especialmente, explorando o fato de termos sido palco da Guerra do Contestado, criar atrações turísticas com base nesse evento. Pretendemos também construir uma Arena Multiuso, que abrigará shows nacionais, exposições feiras e festas municipais e regionais. Explorar o potencial turístico da cidade significa trazer geração de renda e incremento na economia de bares, restaurantes, hotéis, supermercados, etc.

PVVALE – Como o senhor vai garantir investimentos para praças, o Morro do Cristo, o turismo na orla do Rio Iguaçu, a Maria Fumaça, assim como parques e outros atrativos?

TPC – Os investimentos serão buscados na esfera estadual e federal, principalmente contando com o apoio dos deputados Hussein Bakri (estadual), Mauro Roman (federal) e do secretário de desenvolvimento urbano do Paraná, Ratinho Jr. Acredito que temos ótimos projetos que poderão receber verbas, emendas e incentivos para a área do turismo de União da Vitória.

Cultura e esporte

PVVALE – Como o senhor vai promover o esporte amador e estudantil dentro da sua gestão? Com garantir a conservação e funcionamento das praças esportivas do município?

TPC – Vamos retomar o esporte de União da Vitória. Investir em esporte é investir em saúde e educação. Queremos o retorno das escolinhas para nossas crianças. Precisamos de reformas e reparos no Estádio Antiocho Pereira e no Ginásio Isael Pastuch, e demais espaços públicos de uso de atividades esportivas para que abriguem treinamentos e competições, das mais variadas modalidades. Além disso, iremos reestruturar as praças dos bairros, proporcionando quadras e locais ideais para a prática de esportes e lazer. Vamos criar uma comissão de reparos e conservação contínua destes espaços. Vamos inserir o projeto “Meu Campinho” em parceria com a SEDU, chefiada pelo Secretário Ratinho Jr, o qual disponibiliza a construção de módulos esportivos das mais variadas espécies e gostos.

PVVALE – Quais serão as ações para a secretaria de cultura e como promover e levar Cultura atraente e gratuita para todas as camadas sociais da população?

TPC – Tanto União da Vitória quanto Porto União tem histórias ricas de construção cultural. Quero que trabalhemos juntos para promover ações culturais que valorizem todas as etnias que fazem parte de nossa formação, como cursos das línguas, exposições de arte, teatros e concursos de música. Vamos criar parcerias para a realização de cursos e atividades culturais extracurriculares para os alunos da rede municipal, junto aos centros comunitários e espaços públicos de lazer nos bairros.