6ª Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo supera expectativa de público

Mais de 60 mil pessoas circularam pelo local durante os três dias de festa

·
Atualizado há 14 anos

Em Porto União, União da Vitória e região não se fala em outro assunto a não ser a 6ª Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo. O evento realizado nos dias 7, 8 e 9 uniu pessoas, alegria e tradição na Estação União e Praça Hercílio Luz. A organização do evento ficou a cargo da secretária de Indústria e Comércio de Porto União, Associação Empresarial de Porto União (Acipu) com apoio da prefeitura e de empresas locais.

Desfile de abertura
Para abrir espaço à alegria, o desfile de abertura que aconteceu na tarde da sexta-feira, 7, foi um aperitivo do que os participantes poderiam encontrar no local. Em seguida, por volta das 19h, foi realizada a abertura oficial do evento, com o pronunciamento das autoridades. De acordo com o secretário de Indústria e Comércio de Porto União, Aloísio Salvatti, a festa foi um sucesso. “Atribuo este resultado a presença maciça dos moradores e visitantes da cidade.”

O Deputado Federal Mauro Mariani confirmou que esta é uma das maiores festas do Planalto Norte. “Participei desde a primeira edição e desde então me comprometi a participar em todas. Para o próximo ano, pretendo intervir em aportes financeiros do Governo Federal, em especial do Ministério do Turismo, para contribuir com os atrativos do evento.”

Público
De acordo com Salvatti, o público presente no evento superou as expectativas. Mais de 60 mil pessoas circularam pelos locais da festa, desta forma superando as expectativas da organização do evento. Os números ainda são extra oficiais. Segundo Salvatti, a festa deste ano também contou com número expressivo de visitantes, sendo em torno de quatro mil pessoas a mais presentes no evento.

2013
O evento do próximo ano já tem data para acontecer. Será nos dias 6, 7 e 8 de dezembro.

Steinhaeger
O Steinhaeger foi um dos atrativos do evento. Moradores e visitantes degustaram da bebida de Porto União. É no município que é fabricado o melhor Steinhaeger do Brasil, o Steinhaeger Doble W, produzido artesanalmente desde 1962 pela destilaria Doble W, e que mantém a originalidade e pureza da fórmula alemã (sendo a única fábrica fora da Alemanha com a mesma fórmula) com dosagens exatas de destilados de cereais, bagas de zimbro, raízes, sementes e cascas.

Exposição de Bicicletas Antigas
O Clube dos Veteranos de Porto União da Vitória trouxe para a 6ª festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo a 3ª Exposição de Bicicletas produzidas entre as décadas de 40 a 80 de marcas famosas como Monark, Caloi, entre outras. Ao todo são 20 modelos que retrataram a evolução da “magrela” ao longo das décadas. A exposição aconteceu paralelamente com a Exposição de Carros Antigos na Antiga Rodoviária. No sábado, 8, as bicicletas também ficaram expostas na Praça Hercílio Luz.

Encontro de Carros Antigos
O 3º Encontro de Carros Antigos das Gêmeas do Iguaçu foi realizado paralelamente com a 6ª Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo. O local que abrigou os carros foi a Antiga Rodoviária. O evento contou com carros desde os clássicos até os esportivos, entre outros atrativos.

Bicicleta ‘Centopéia’
A bicicleta adaptada para vários lugares, chamada de Centopéia do Chopp, chamou a atenção durante a carreata e desfile de abertura da 6ª Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!