Brasil tem nova queda na arrecadação

·
Atualizado há 10 anos

A arrecadação com impostos e contribuições federais recuou pelo terceiro ano consecutivo em 2016. A quantia ficou em 1 trilhão e 280 bilhões de reais – recuo real, quando já se desconta a inflação, de 2,97%. Foi o valor mais baixo no país desde 2010.

A Receita Federal indicou que a redução aconteceu mesmo com alguns aumentos na tributação de produtos, como computadores, smartphones, tablets, vinhos, destilados, chocolates, sorvetes e cigarros.

Além disso, também houve avanço no IOF, o Imposto Sobre Operações Financeiras, cobrado na compra de dólar em espécie, dos impostos sobre folha de pagamentos e do PIS e Cofins sobre gasolina e diesel.

E o rombo nas contas públicas poderia ter sido ainda maior, já que o governo, no fim do ano passado, teve receita extra de quase R$ 47 bilhões obtida com a repatriação de recursos que estavam no exterior.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!