De acordo com o indicador Serasa Experian, o Dia das Mães deste ano registrou aumento de 2,0% na semana da data, entre os dias 8 e 15, em relação ao período equivalente de 2016 (2 a 8 de maio), quando houve queda nas vendas de 8,4%, a maior desde que o indicador foi criado, em 2003. O percentual positivo na atividade do comércio nesta data comemorativa em 2017 é o primeiro registrado desde 2014.
Já no final de semana do Dia das Mães (12 a 14) o aumento nas vendas no país foi de 1,0% na comparação com o final de semana comemorativo da data de 2016 (6 a 8 de maio).
O indicador também apurou que na cidade de São Paulo as vendas realizadas na semana do Dia das Mães cresceram 3,3% frente à semana similar de 2016. No final de semana da data comemorativa desse ano o comércio da capital paulista registrou aumento de 0,6%.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a redução consistente da inflação, a queda dos juros e o ingresso dos recursos do FGTS na economia foram os principais fatores que conseguiram gerar um resultado positivo para a venda do Dia das Mães, após dois anos seguidos de retração.
No Vale do Iguaçu
Embora a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) não tenha divulgado balanço sobre a data, uma analise informal garante que sim, as vendas foram positivas neste ano. Floriculturas e casas de comercio popular, por exemplo, abriram até mais tarde (até no domingo) e lucraram com estabelecimentos cheios de filhos com boas intenções.
Presentes
De acordo com a Fecomércio do Paraná, PR, os artigos de vestuário eram a principal escolha dos filhos, com 42% das intenções de compra. A sondagem foi feita antes da data. Os perfumes e cosméticos apareciam como preferencia para 23% dos entrevistados e os acessórios para 10%. Os mais práticos, cerca de 8%, disseram que presentearia suas mães em dinheiro. Na lista dos presentes mais prováveis apareceram ainda os eletrodomésticos (4%) e os livros (3%).