Agricultores desconfiam que onça possa estar matando ovelhas em Porto União

Pegadas do felino também foram encontradas nas propriedades rurais da localidade de Maquinista Molina, no interior do Município

·
Atualizado há 7 anos

A fera anda solta. Se a desconfiança dos moradores do interior de Porto União se confirmar que susto!

Agricultores das propriedades rurais da localidade de Maquinista Molina, no interior do Município, confirmam ter visto uma onça parda ou puma na vegetação nativa. Inclusive o animal vem atacando as ovelhas nestes locais.

A onça possuiu em torno de 60 quilos de puro músculo, garras cortantes e instinto de matadora; porém ninguém espera ser apresentado a ela assim, cara a cara, não é mesmo?

Moradora

Sofia Kocan Seroiska é moradora da localidade de Anta Gorda, interior de Porto Vitória. Ela vem em defesa do senhor João e Ademir Maria Martins, pai e filho, que inclusive são vizinhos dos pais de Sofia. “Eles já viram rastros de animal de grande porte na propriedade. Acredita-se que pode ser onça sim! As ovelhas que foram atacadas ficam fechadas próximas da residência do senhor João e vem amanhecendo sem vida”, afirma.

Na quinta-feira, 13, outra família da localidade relatou a Sofia uma situação semelhante. O alvo da vez foi a propriedade do senhor Antônio e Dirce Walek. “Eles também tiveram ovelhas abatidas durante a noite e há suspeita de que seja onça, pois as ovelhas apresentavam as mesmas características das ovelhas atacadas na propriedade do senhor João”, conta.

Sofia é professora da Escola Rural Municipal Santa Maria. Ela relata que na localidade de Santa Lídia também há desconfiança da presença de onças por lá. De longe, a comunidade avistou um animal de grande porte na vegetação nativa. “Certamente o felino vem para as propriedades rurais em busca de alimento. Cachorro não faz estrago deste tamanho ”.

Os felinos são considerados animais noturnos, costumam caçar à noite e dificilmente aparecem na cidade, pois preferem região de mata.

Preocupados

Os moradores estão preocupados afirmando que o felino está matando os animais das propriedades rurais; por isso pedem ajuda para órgãos ambientais, haja vista que se tratam de animais em extinção.

 

Foto: Ademir Martins