Porto Vitória apresenta “o SUS que funciona”

A apresentação da pesquisa aconteceu na sexta-feira, 28 de julho, em Curitiba (PR), onde concorreram ao Prêmio Inova Paraná

·
Atualizado há 7 anos

As colaboradoras da Administração Municipal da cidade vizinha de Porto Vitória, Noeli Zamboni Werle (Arteterapeuta), Fabíola Chagas (Psicóloga) e Daymithy Zimmermann Trocha (Agente Comunitário de Saúde), estiveram na sexta-feira, 28 de julho, em Curitiba (PR), para a apresentação de uma pesquisa que integrou a 3ª Mostra Paranaense de Projetos de Pesquisa para o Sistema Únicos de Saúde (SUS).

O evento reuniu 500 profissionais da saúde de todo o Estado que concorreram ao prêmio Inova. “Representamos a região com dois trabalhos, um foi sobre o relato de experiência com grupos de arteterapia no SUS, e o outro um estudo de caso”, comenta Fabíola.

De acordo com Fabíola, o projeto foi classificado, porém não foi o ganhador do prêmio Inova Paraná. “Mesmo assim estamos muito felizes e orgulhosos pelo pioneirismo em mostrar para o Paraná “O SUS que Funciona” na nossa terra. Recebemos muitos elogios pela originalidade do projeto que hoje é uma realidade”.

A pesquisa concorreu com mais de 180 trabalhos.

Arteterapia

O projeto de Porto Vitória acolhe adultos e adolescentes em Estado de sofrimento mental, desde transtornos como depressão, uso de álcool e outras drogas e violência doméstica. Seu desenvolvimento acontece em parceria com a equipe de Saúde Mental do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Estratégia Saúde da Família (ESF).

De acordo com a Psicóloga, a arteterapia só foi regulamentada enquanto prática do SUS em março de 2017. Sendo assim, por meio de atividades focadas na arte os participantes têm a oportunidade de aliviar as tensões emocionais, amenizando os sintomas, oportunizando assim, segundo Fabíola, uma melhora na qualidade de vida.

O projeto recebe apoio dos gestores municipais e estaduais.

 

Foto: Arquivo Pessoal