DISCUSSÃO EM BRASÍLIA: Pesca do Lambari pode ser liberada no Defeso

Tema foi levado pelo prefeito Eliseu Mibach, em sua recente viagem à capital Federal

·
Atualizado há 4 anos

Lambari coloca negócios familiares em evidência, especialmente no interior de Porto União   (Foto: Reprodução).
Lambari coloca negócios familiares em evidência, especialmente no interior de Porto União
(Foto: Reprodução).

Porto União tem no seu turismo rural uma das atividades mais representativas. No interior, as pousadas mantêm e propagam a pesca do Lambari. É um grande mote da sobrevivência destes pequenos e médios negócios.

No entanto durante o período do Defeso instituído por uma instrução normativa do Ibama, a pesca é proibida e fiscalizada. O período é a paralisação temporária da pesca para a preservação das espécies, tendo como motivação a reprodução e recrutamento, bem como paralisações causadas por fenômenos naturais ou acidentes. A definição é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Por outro lado, segundo um estudo apresentado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o lambari se reproduz durante o ano todo, portanto, dispensa a proteção na época do Defeso. A pesquisa foi apresentada em Brasília pelos deputados federais, José Mario Schreiner e Darci de Matos, em conjunto com o prefeito Eliseu Mibach, vereador Luiz Alberto Pasqualin e os vereadores de Irineópolis, na Secretaria Especial das Perca no Ministério da Agricultura.

A solicitação foi para que a normativa seja revista, “haja vista que o turismo é seriamente comprometido nos meses de maior procura e, segundo o estudo, a proibição é equivocada”. O próximo passo, conforme informou a assessoria de comunicação da prefeitura, é a consulta pública e “se tudo correr conforme o esperado, dentro de pouco tempo as pousadas poderão continuar a exercer a atividade principal de pesca sem oferecer risco à espécie tão apreciada na culinária que é o lambari”.

 

Peixe verde

Ainda em novembro, a Epagri de Porto União realizou reunião técnica sobre produção de pastagens no sistema de Peixe Verde. A atividade foi realizada na propriedade de Valdomiro e Ana Maria Kalichak, na comunidade de Aquiles Steguel, com a presença de 19 piscicultores. O sistema de ‘Peixe Verde’ é a produção de carpa capim a base de pastagem. O engenheiro agrônomo Guilherme Gonçalves, da Epagri trabalhou com os presentes a produção de pastagens, tanto de inverno como de verão.