Porto União contra a dengue, prefeitura lança campanha educativa

Segundo a Vigilância

·
Atualizado há 4 anos

mutirao 1
(Foto: Vigilância Ambiental PU)

No próximo dia 15 de janeiro – quarta-feira, a Vigilância Ambiental de Porto União realiza mais um mutirão contra a dengue. Desta vez, o bairro São Francisco e parte do Vice King; Jardim Oliveira, Conjunto Palmas, e Ruas Bernardino Alves Pereira, Nossa Senhora Aparecida, Reinaldo M dos Anjos, Sebastião Araújo, José Testi, João Maia e João Nemetz serão contemplados.

O mutirão começa às 8h e segue até 12h. Os moradores desse locais devem colocar materiais que serão descartados na frente da sua residência, separados em: madeira e poda, recicláveis, restos de construção civil, materiais volumosos (como móveis) e rejeitos.

Patrícia Przybysz supervisora da Vigilância, lembra que combater a dengue é uma tarefa de todos e deve ser diária.

“10 minutos contra a dengue”

A campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de manter as residências e quintais limpos. Eliminando tudo que pode acumular água.

Segundo Patrícia, se for dedicado 10 minutos por semana para realizar a limpeza, e isso se tornar rotina, o ciclo de reprodução do mosquito pode ser quebrado. “Eliminando a água parada, o mosquito não tem onde depositar os ovos”, lembra. Ela explica, que o ciclo de vida de um mosquito é de sete dias, ou seja, entre o período que ele é ovo até mosquito adulto o tempo é uma semana. Fazendo essa limpeza e eliminando a água parada nesse período, o vetor não vai conseguir se reproduzir.

A campanha inclusive já está sendo desenvolvida com a população e logo que tenha início o ano letivo os alunos também vão ser orientados.