Se você chegou até aqui, deseja entender a importância das palavras-chave para o bom posicionamento nos buscadores. Quem recorre à web, pesquisa soluções úteis para seu dilema, notícias, marcas confiáveis e etc.
Para te ajudar a ser a marca ideal para seu cliente, e torná-la conhecida, é importante trabalhar com SEO.
Conheça as 7 melhores ferramentas para pesquisas de palavras-chave e desenvolva um planejamento de Marketing Digital eficiente.
Por que usar palavras-chave?
Se o uso das palavras-chave causa algum tipo de confusão na sua mente, é hora de descobrir por que usá-las é tão importante.
Textos produzidos por colaboradores ou pela agência de Marketing Digital devem envolver técnicas que tornem a página mais atraente. Ampliando as chances de ser encontrada nos resultados de pesquisa.
Mas, vamos lá… Não é qualquer tema que possui relevância para o público-alvo. Daí surge a oportunidade de capacitar os conteúdos com SEO.
O que é SEO?
O Google é a mais poderosa ferramenta de busca que encontramos na web, certo? O SEO, por sua vez, é o conjunto de técnicas de otimização e desenvolvimento para levar sua marca ao topo de diversos mecanismos de pesquisa da web. Principalmente o Google!
Vale ressaltar que para alcançar o sucesso é preciso elaborar um planejamento criativo. Trabalhar com foco no comportamento dos clientes nos canais digitais. Entender seus questionamentos para compor assuntos relevantes.
Não há como prever a aparição nas primeiras posições do rankeamento. Mas, disciplina e constância no Marketing de conteúdo fazem toda diferença. É um trabalho árduo que requere conhecimento do assunto e objetividade nos processos online.
Descubra conheça as melhores ferramentas de palavras-chave e SEO.
Google Keyword Planner
O Keyword Planner é um recurso gratuito e mega funcional para ações na web. É a ferramenta mais utilizada por agências de Marketing Digital!
Isso acontece porque o planejador relata o desempenho das palavras-chave. Ou seja, mostra o volume de busca de palavras específicas. Além do tráfego orgânico.
Outra grande vantagem é a sugestão de temas relacionados. Incluindo termos de mídia paga; links patrocinados.
O planejador é bem simples de usar, e mostra dados de pesquisa sobre o termo pretendido. Dá aquela força também na competição com a concorrência, com informações sobre as palavras-chave mais escolhidas pelas marcas.
Ubersuggest
Embora a ferramenta que citamos acima, o Google Keyword Planner seja bem abastecida, o Ubersuggest tem um diferencial. O recurso tem palavras não fornecidas pelo aparato do Google.
Caso não consiga decidir qual utilizar, pesquise primeiro no planejador do Google e depois no Ubersuggest. Certamente encontrará palavras-chave diferentes e versáteis.
Possui menu cheio de análises sobre outras marcas, ideias de palavras-chave, obviamente, e Análise da SERP (Search Engine Results Page).
SEMrush
O SEMrush é uma ferramenta pra lá de recheada! Traz análises fundamentais sobre a lista de palavras-chave. Expondo os termos que mais atraem consumidores.
Além disso, revela o volume de buscas orgânicas por termo e posts de mídia paga, abrangendo a concorrência. As informações são fornecidas pelo patrocínio do Google Ads. Com fácil acesso aos resultados.
Sem falar no investimento mensal que impuseram nos temas apurados. É necessário conhecer o tráfego orgânico gerido nas palavras-chave antes de esboçar as campanhas.
Search Combination Tool
Se a ideia é inovar e traçar temas long tail, a ferramenta é a escolha perfeita! A Search Combination Tool oferece a opção de criar novas palavras-chave de cunho específico, ótima para trabalhar com segmentação de público.
Outro ponto que chama atenção é a oportunidade de diversificar palavras e descobrir sugestões possíveis que as una. Ou seja, o recurso mostra associações para termos desejados.
Keyword Tool
Se você é novo no assunto e está começando no Marketing Digital, o Keyword Tool é uma escolha excelente. De funcionalidade bem prática e ágil, o recurso sugere palavras-chave atrativas conforme o tema relacionado.
De novo: para long tail é altamente qualificada! Sendo referência para atuar com conversão de leads e segmentação de clientes.
Em contrapartida, os planos pagos são mais completos, e pedem certo investimento. Mas vale a pena, viu?
Moz
A Moz é repleta de recursos para SEO, além de contribuir com a escolha de palavras-chave. A empresa criadora da ferramenta inclusive possui um blog inteiramente voltado para Marketing Digital (confere lá!).
A KWE (Keyword Explorer) é a ferramenta de SEO para definição das palavras-chave.
Com mensuração dos temas, o recurso realiza uma filtragem com os resultados orgânicos mais relevantes.
Outro ponto bacana é a funcionalidade de menções ao termo, que possibilita descobrir assuntos mais atuais para inserir nos textos. Maior chance de impulsionar a marca através do engajamento do público.
WebPeak
Outra ferramenta bem abastecida de funcionalidades é a WebPeak. Ótima pedida para ativar o SEO. Isso porque a WebPeak revela todas as informações pertinentes ao SEO, incluindo palavras-chave mais procuradas nos mecanismos de busca. Além de considerar os termos usados pelos concorrentes de mercado.
Embora seja uma ferramenta paga, o investimento é válido pelo display eficiente e repleto de números métricos.
Lembre-se que todo levantamento das palavras-chave é determinante para traçar o melhor planejamento de conteúdo do Marketing Digital e alçar a melhora no rankeamento. Apareça e venda mais!
“Pare de interromper naquilo que as pessoas estão interessadas e seja aquilo que as pessoas estão interessadas.”
Craig Davis