Barracão da Fricesp será transformado em Ceasa

Espaço será gerido por um grupo de empresários locais

·
Atualizado há 3 anos

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

A falta de informações sobre o destino do espaço conhecido por Feira Regional da Indústria, Comércio e de Serviços Públicos (Fricesp) fez parte das rodas de conversas dos moradores de União da Vitória e também de turistas. Situado no bairro Jardim Roseira, em União da Vitória, o local terá agora um grupo de empresários na liderança. O anúncio aconteceu na quinta-feira, 5, juntamente com a assinatura do contrato de concessão de uso do Parque de Exposições Jayme Ernesto Bertaso [Fricesp].

De acordo com o prefeito de União da Vitória, Santin Roveda, o ambiente pertence a prefeitura e estava há 12 anos sem uso.

“A revitalização da Fricesp sempre foi um sonho. Porém, é difícil manter um espaço tão grande com dignidade. É preciso boas ideias para girar a estrutura. Por isso colocamos o espaço à disposição de uso terceirizado”, explica.

A prefeitura neste ano disponibilizou o espaço por meio de licitação de concessão de uso. A empresa vencedora foi a Rede Iguassu de Supermercados. A empresa dispõe de 29 supermercados em 18 cidades da região, com cerca de 700 funcionários que atuam diretamente nos empreendimentos do grupo, com previsão de faturamento de R$ 29 milhões por mês para o ano de 2020.

A ideia é implantar o Centro de Distribuição de Alimentos e futuramente a venda de hortifrútis em parceria com o projeto HF da agricultura familiar de União da Vitória. Conforme os empresários da rede, o incremento será, em média, de 50% no faturamento da empresa.

A Rede Iguassu de Supermercados agora é a responsável pela reforma do prédio, o que deve ocorrer no primeiro semestre de 2021. Além da criação do Centro de Distribuição, a empresa pretende nos próximos meses iniciar a distribuição dos setores de frios, laticínios e congelados, e também de frutas, legumes e verduras, fazendo uma parceria com os agricultores e produtores da região.

Dados

Conforme a Associação Brasileira das Centrais de Abastecimentos (Abracen), são comercializados em média, por ano, 1,16 milhão de toneladas de hortigranjeiros pelas cinco Ceasas do Paraná (Curitiba, Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina e Cascavel). Operam nesses mercados 667 empresas atacadistas.

Estão cadastrados junto aos Mercados dos Produtores dessas unidades 6.105 agricultores, sendo 2010 ativos. Circulam em média por dia nas Ceasas 9.150 veículos entre carros e caminhões, e 26.700 pessoas, entre permissionários, agricultores, compradores, empregados e autônomos, que ajudam a gerar 25 mil empregos diretos.

Fricesp

A feira foi realizada pela primeira vez em 1967, no centro de União da Vitória, por meio de iniciativa da Associação Comercial e Industrial do Vale do Iguaçu, em homenagem de União da Vitória ao cinquentenário de Porto União.

Depois, o prefeito de União da Vitória na época, Alcides Fernandes, construiu a estrutura, no bairro Jardim Roseira, que se consolidou pela realização de Feiras de Gado.

O espaço já recebeu pessoas para exposições varejistas, da indústria e de serviços, eventos sociais e feiras gastronômicas, além e shows nacionais.

Entenda

  • Concessão de uso

É o contrato que tem como objeto a transferência da utilização de terreno público ao particular, para fins específicos de urbanização, industrialização, edificação, cultivo ou qualquer outra exploração de interesse social, entre outros.

  • Ceasa

É a denominação popular das centrais de abastecimento, que são empresas estatais ou de capital misto destinadas a promover, desenvolver, regular, dinamizar e organizar a comercialização de produtos da hortifruticultura a nível de atacado em uma região de ação.