Assembleia em foco

·
Atualizado há 13 anos

Aumento de custas volta ao TJ

O projeto que previa reajuste de 18,44% nas custas cartoriais foi devolvido ao Tribunal de Justiça. Ela não foi votada em dezembro passado por ter sido enviada perto o início do recesso. O deputado Valdir Rossoni (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, disse que projetos como esse, que mexem com o bolso da população, devem ser analisados com cuidado e sem pressa. Rossoni espera que, se uma nova proposta for enviada, tenha um reajuste menor.

TV Aberta

A Assembleia Legislativa e o Senado estudam uma parceria para utilizar um canal de televisão aberta com tecnologia digital. A TV Sinal, da Alep, é a cabo e tem 12 horas de programação diária. As  transmissões em canal aberto se resumem ao horário da sessão plenária. O convênio com  a TV Senado abre dois canais para transmissões ininterruptas em Curitiba: um para a os programas da TV Senado e o outro para  Assembleia. O contrato prevê ainda a transmissão de duas horas da programação da Assembleia na Rádio Senado.

Falta de médicos

A falta de médicos no interior do Brasil foi tema de audiência pública na Assembleia Legislativa. Entidades da área da Saúde, apresentaram sugestões para o problema que serão encaminhadas ao Governo do Paraná. Alexandre Bley, presidente do Conselho Regional de Medicina, criticou o governo federal pela situação. “Ele tenta responsabilizar a classe médica pelas deficiências dos serviços de saúde pública, aposta na falta de informação e quer desviar a atenção dos verdadeiros problemas”, afirmou. “O Governo Federal retirou 10% dos investimentos em Saúde. Houve 12% de diminuição de leitos do SUS. Essa é a verdade”. A criação da carreira médica no Sistema Único de Saúde (SUS) foi uma das soluções apontadas para evitar a extinção desse profissional no serviço público e, assim, garantir uma melhor distribuição territorial dos profissionais.

Prestação de Contas

O secretário Saúde em exercício, René José Moreira dos Santos, disse em audiência à Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa, que um terço do orçamento deste ano já foi utilizado no primeiro quadrimestre, ou seja, R$ 1 bilhão. “O balanço do quadrimestre é positivo, pois aconteceram várias ações de vigilância, além de repasse de recursos aos municípios”, disse o secretário. Ele disse que o governo investiu forte na política de combate à mortalidade materna/infantil.

 

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!