Seminário do Uso do Solo e da Água reúne mais de 150 pessoas em Canoinhas

·
Atualizado há 12 anos

Seminário do Uso do Solo e da Água reúne mais de 150 pessoas em Canoinhas
Evento organizado pelo Comitê Rio Canoinhas, teve representatividade de 14 municípios do Planalto Norte. (FOTO: Assessoria SDR).

Foi realizado durante todo o dia dessa quinta-feira (14), o Seminário de Uso Racional do Solo e Água, organizado pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas, no auditório da Universidade do Contestado (UnC) Canoinhas, no Distrito de Marcílio Dias. Com a participação de diversas representatividades dos 14 municípios do Planalto Norte, o evento teve a participação de mais de 150 pessoas.

Durante a abertura do evento, o secretário regional Argos José Burgardt, destacou os importantes avanços na questão do uso racional da água e do solo na região. “Vemos aqui a participação de líderes municipais, profissionais da área, alunos e professores, todos interessados nesse importante assunto”, destacou Burgardt. Em seguida, o representante do Comitê Rio Timbó, Cristian Reinelle e o presidente do comitê Rio Canoinhas, Alfredo Lang Scultetus fizeram apresentações das ações desenvolvidas nos dois comitês.

Com a participação do engenheiro César Seibt, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável, foi apresentado o tema “Gestão de Recursos Hídricos e o papel dos comitês de bacias”. Ainda na parte da manhã foram realizadas também as palestras com o Dr. Francisco Carlos Deschamps, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) Itajaí, que abordou o tema “Água”. Logo após foi realizada a palestra com o Dr. Milton da Veiga, da Epagri de Campos Novos, que tratou sobre o assunto “Solo”.

Na parte da tarde, representando a Epagri Canoinhas, o Ms. José Alfredo da Fonseca abordou o assunto “Campanha do Solo no Planalto Norte Catarinense”. Em seguida foram apresentadas experiências dos municípios da região.O município de São Bento do Sul, relatou suas atividades com Pagamento por Serviços Ambientais (PSA); Porto União apresentou sua experiência do Programa de Pecuária; Canoinhas explanou a campanha do Uso e manejo do Solo; Irineópolis, com “Produtor de Águas”; e os trabalhos se encerraram com a apresentação da Casan de Mafra e Canoinhas.

Ao final do seminário foram elencadas propostas que serão encaminhadas ao Estado. Os trabalhos foram conduzidos pelo gerente regional da Epagri Canoinhas, Donato José Noenberg e o engenheiro agrônomo, José Alfredo da Fonseca. “Tivemos bons encaminhamentos de linha de ações a nível regional para o trabalho do uso racional da água e solo. Isso mostra que o seminário foi muito produtivo e esclarecedor para a população”, destacou Noenberg.

A realização do seminário foi feita pelo Comitê Rio Canoinhas, em parceria com a Epagri de Canoinhas e Mafra, contando com as parcerias das SDRs de Canoinhas e Mafra; Fundação do Meio Ambiente (Fatma); Associação dos Municípios do Planalto Norte (Ampla Norte); e Seaplan.

Estiveram presentes na abertura do seminário, o secretário regional Argos José Burgardt; representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, César Seibt; presidente do comitê Rio Canoinhas, Alfredo Lang Scultetus; presidente do comitê Rio Timbó, Odelir Neves; prefeito de Canoinhas, Leoberto Weinert; e vice-prefeito, Beto Faria; gerentes regionais da Epagri de Canoinhas, Donato José Nenberg; e de Mafra, Luis Fernando de Souza; representante da Universidade do Contestado, Luiz Carlos Fossatti; além de autoridades regionais.