
“No último dia 13 de novembro Agustinho Seleski foi surpreendido com um telefonema do Palácio do Iguaçú, dando conta de que receberia a COMENDA ORDEM ESTADUAL DO PINHEIRO, a maior honraria do Estado do Paraná. Ele estava em Fóz do Iguaçú participando do 22o. Congresso Estadual de Radiodifusão promovido pela AERP, entidade que criou em 1975 em Francisco Beltrão, quando foi comunicado pelo cerimonial do Palácio Iguaçú.”
O governador Beto Richa estará assinando nos próximos dias o Decreto que vai condecorar na quarta-feira (19/12/2013), dia em que o Estado do Paraná completa 160 anos de emancipação política, 50 personalidades com a Ordem Estadual do Pinheiro. Os homenageados foram escolhidos pelo destaque em suas áreas de atuação e por contribuírem para o desenvolvimento do Paraná. Entre os homenageados estará Agustinho Seleski, diretor da Rádio Princesa AM e Rádio Super Jovem FM de Francisco Beltrão e sócio proprietário da Rádio Cristal de Marmeleiro, Rádio São João AM e Rádio Pirâmide FM de São João, Rádio Clube de Realeza e Rádio Piramide de Itapejara D’Oeste.
A ordem é a mais alta comenda do Estado e será entregue a 50 ilustres no Palácio Iguaçú, na praça Nossa Senhora da Salete, a partir das 10.00 horas do dia 19 de dezembro/2013, data de aniversário dos 160 anos da emancipação Politica do Paraná.
A Ordem do Pinheiro foi instituída em 1972. A homenagem é atribuída em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. “É a maior honraria do Estado. Essas personalidades são escolhidas justamente por terem prestado um grande trabalho ao Paraná”, explicou Jane Dyas do Cerimonial do Palácio Iguaçú.
Os homenageados são escolhidos pela chefia da Casa Militar, Casa Civil, Chefia de Gabinete do Governador e Secretaria da Cultura, por prestarem relevantes serviços, como na administração pública, nos negócios, na justiça, no esporte, na ciência, na medicina, na história, na religião ou na comunicação. Segundo a informações da secretaria da Cultura, foram selecionamos pessoas que contribuíram e elevaram o nome do Paraná, seja nacional ou internacionalmente.
- Filho de Eugênio Seleski e Rosália Holub Seleski (ambos falecidos). Nasceu em General Carneiro estado do Paraná em 19 de junho de 1938.
- Cursou o primário em um internato em Matos Costa – SC, o ginásio no Colégio São José em Porto União e fez dois cursos de segundo grau: um de Rádio Técnica e outro de Contabilidade.
- Em 1950 mudou-se para Pato Branco onde deixou os estudos de lado para trabalhar com a família numa “Venda” (açougue, mercearia e pensão). Mais tarde a família mudou-se para Santa Cruz, interior de Pato Branco trabalhando em uma serraria. Agustinho puxava toras com um pequeno caminhão e mesmo sendo menor de 18 anos, tinha licença para dirigir.
- Em 13 de dezembro de 1958 casou-se com Julieta Matioda Seleski e já morando na cidade de Pato Branco, teve várias atividades: montou uma Oficina de Eletrônica, trabalhou na Oficina Mecânica Varaschin e foi sócio da Radelsul, empresa que vendia e consertava aparelhos eletrônicos.
- A paixão pela radiodifusão começou nos anos de 1957/1958 quando incentivado por Ivo Tomazoni, fazia alguns serviços na parte técnica e sonoplastia da então Rádio Colméia em Pato Branco (hoje Rádio Celinauta)
- Em 1960, no lançamento da pedra fundamental da Igreja Matriz de Pato Branco, ganhou um carro na rifa, uma Rural zero quilômetro a qual foi vendida e com metade do valor Agustinho e Julieta Seleski montaram uma pequena oficina auto-elétrica.
- No ano de 1965, logo após a Revolta dos Posseiros em Francisco Beltrão, surgiu a oportunidade de negócio em parceria com Domingos Bertaiolli e Carlos Vidal da Silva, para a compra da Rádio Colméia em Francisco Beltrão. Uma emissora com 100 watts de potência que sintonizava na freqüência de 1600 kHz.
- Em abril de 1966 pela necessidade de cuidar da rádio, fixou residência com a família em Francisco Beltrão onde sempre teve participação ativa na sociedade:
- Foi sócio fundador do primeiro clube de Rotary no ano de 1966 e como membro foi um dos batalhadores e incentivadores para a realização da primeira FENAFE – Festa Nacional do Feijão em 1967, hoje EXPOBEL, uma das maiores feiras do Paraná.
- Em 1967 iniciou o Empório das Tintas – a primeira loja de tintas da cidade, empresa em funcionamento até hoje. A idéia de montar uma loja de tintas surgiu da necessidade de pintar as casas ( na época eram de madeira) para combater o bicho barbeiro).
- Na década de 70 foi um dos últimos presidentes do Clube Social Barro Preto, entre as décadas de 70 e 80 fez parte da LERB – Liga Esportiva Regional Beltronense sendo inclusive vice-presidente na gestão de Anuar Karan
- Em 1981 foi sócio fundador do Clube Social “Marrecas Clube”
- Na radiodifusão, sempre trabalhou para o desenvolvimento e aprimoramento do meio, não só em Francisco Beltrão e região, mas também no Estado do Paraná:
- em 1975 foi fundador da AERP – Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná sendo presidente regional entre 1975 e 1976 e presidente estadual 1976 e 1978 e entre 1986 e 1988. Nas demais gestões sempre participou da diretoria. Hoje faz parte do Conselho Consultivo da associação.
- Quando presidente da AERP foi conselheiro da ABERT (Associação Brasileira de Rádio e Televisão).
- Participa do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná, sendo por muitos anos Vice-Presidente de Rádio.
- Desde a década de 70 é jornalista profissional sob o registro DRT-PR 0861, matrícula 0815.
- Como técnico em eletrônica e elétro-técnico, tornou-se também técnico em radiodifusão e como tal, instalou diversas emissoras no Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina, prestando por mais de 20 anos assistência técnica a muitas delas.
- No ano de 2005 começou a cursar Direito, curso que não concluiu devido a suas inúmeras funções já assumidas.
- Atualmente Agustinho é diretor da Sociedade Rádio Princesa Ltda que compreende a Rádio Princesa AM e a Rádio Super Jovem FM ambas de Francisco Beltrão. É diretor também das Rádios Cristal de Marmeleiro, São João do Sudoeste do Paraná da cidade de São João, Rádio Clube de Realeza, Rádio Panorama em Itapejara do Oeste, Rádio Pirâmide FM em São João.
- Agustinho e Julieta Seleski tiveram cinco filhos: Júlio Augusto (falecido ainda pequeno), Airton José, Adir Joel, Angela Janet e Anni Joice. É avô de sete netos: João Pedro, Mariana, Gabriel, Ana Maria, Augusto, Otávio e Pedro.
