O Programa Mais Ideb, iniciativa voltada para a melhoria dos índices educacionais e a formação continuada de professores e alunos, foi renovado para 2025 com um investimento de R$ 24 milhões da Itaipu Binacional.
Nesta terça-feira (18), secretários de educação, coordenadores e professores dos 16 municípios que compõem o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu se reuniram em Santa Helena (PR) para alinhar as atividades do programa e conhecer as metas para o ano. Durante o encontro, foram apresentados os avanços obtidos em 2024 e as estratégias para ampliar os resultados em 2025.
Sobre o Programa Mais Ideb
O Programa Mais Ideb faz parte das iniciativas do Programa Itaipu Mais que Energia, alinhado às políticas do Governo Federal. A execução do programa é realizada pela Rede de Educação dos Municípios Lindeiros – Mais Ideb, por meio de um convênio entre o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e a Itaipu Binacional.
Com foco na qualificação do ensino e no aprimoramento das práticas pedagógicas, a iniciativa busca fortalecer a educação na região e elevar os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Resultados positivos e renovação do programa
A gerente da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, Cintia Bená Valoto, destacou a continuidade do programa e a boa aceitação por parte de professores e alunos.
“Ainda não temos o índice do Ideb, porque no ano passado não houve a prova, mas já colhemos frutos com a satisfação dos professores e alunos. Esse retorno positivo foi essencial para conseguirmos a renovação por mais um ano”, afirmou.
A coordenadora do Programa Mais Ideb nos Municípios Lindeiros, Ana Paula da Silva, enfatizou a importância da reunião para alinhar as ações da Rede de Educação e fortalecer o trabalho conjunto entre os municípios.
“Esta foi a primeira reunião de alinhamento do ano, com a apresentação dos integrantes e a definição das diretrizes para 2025. Nosso objetivo é aprimorar a qualidade da educação como um todo, promovendo um ensino mais eficiente e inclusivo”, explicou.
Engajamento e planejamento para 2025
A coordenadora do Aprova Brasil, Adriana Castelan, reforçou a relevância do encontro para apresentar os resultados obtidos em 2024 e os planos para o novo ciclo do programa.
“O objetivo foi resgatar as experiências do ano passado, apresentar os projetos para os novos secretários de educação e fortalecer o engajamento dos municípios. Tivemos um encontro muito produtivo e enriquecedor”, destacou.
As ações seguem ao longo de 2025, com a expectativa de ampliar os impactos positivos do programa e consolidar um ensino de qualidade nos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu.


