
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, iniciou nesta segunda-feira (7) sua agenda oficial nos Estados Unidos com a participação em um almoço promovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), em Las Vegas. O encontro integra a programação da NAB Show 2025, uma das maiores feiras globais de tecnologia, mídia e entretenimento.
Durante o evento, que reuniu empresários da radiodifusão, parlamentares e representantes do Ministério das Comunicações e da Anatel, Ratinho Junior apresentou os principais avanços econômicos do Paraná, incluindo a conquista do quarto maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e a consolidação do Estado como um polo de inovação e sustentabilidade.
“Acreditamos na gestão moderna, com planejamento, inovação e diálogo com o setor produtivo. Esses pilares têm feito do Paraná um Estado cada vez mais atrativo para investimentos e mais eficiente na prestação de serviços públicos”, afirmou o governador.
Desde 2019, o Paraná atraiu mais de R$ 300 bilhões em investimentos privados, resultado direto da confiança do mercado. Ratinho Junior também destacou a agilidade no processo de abertura de empresas — que hoje leva apenas oito horas — e a implementação do decreto de Baixo Risco, que isenta mais de 700 atividades da exigência de alvarás.
O governador ressaltou ainda a crescente presença do Paraná no mercado internacional. Em 2014, os produtos paranaenses eram exportados para 153 países. Em 2024, esse número subiu para 176.
“O Paraná quer ser o supermercado do mundo, mas com um diferencial: exportar produtos com valor agregado, industrializados, e não apenas commodities”, reforçou.
Estiveram presentes no almoço o presidente da Abert, Flávio Lara Resende; o presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), Paulo Tonet Camargo; e o presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Márcio Novaes.
Na mesma noite, Ratinho Junior participou de um jantar com a diretoria da Abratel. A reunião abordou temas como novas tecnologias, a transformação da comunicação com os meios digitais e a importância das rádios nas comunidades locais.
A agenda oficial do governador nos Estados Unidos se estende até segunda-feira (14), com compromissos nos estados de Nevada, Arizona, Flórida e na capital, Washington. Nesta terça-feira (8), ele continua a participação em rodadas de conversas na NAB Show 2025.