Itaipu é destaque global em combate à desinformação climática

Ações educativas e de comunicação da binacional estão entre as 123 iniciativas reconhecidas pela ONU e pelo governo brasileiro na Chamada Global pela Integridade da Informação do Clima.

·
Atualizado há 4 meses

Itaipu é destaque global em combate à desinformação climática

A Itaipu Binacional foi uma das organizações selecionadas na Chamada Global pela Integridade da Informação sobre Mudança do Clima, iniciativa do Governo do Brasil em parceria com a ONU e a Unesco. O anúncio foi feito nesta terça-feira (28) pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

O chamado “Mutirão Global” busca mobilizar governos, empresas, academia e sociedade civil no combate à desinformação climática, um dos principais desafios enfrentados no contexto das mudanças climáticas — tema central da COP30, que será realizada em Belém entre 10 e 21 de novembro.

Biólogo e divulgador científico Atila Iamarino participou de 21 seminários sobre Mudanças Climáticas e COP30, no Paraná e Mato Grosso do Sul | Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional
Biólogo e divulgador científico Atila Iamarino participou de 21 seminários sobre Mudanças Climáticas e COP30, no Paraná e Mato Grosso do Sul | Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional

Reconhecimento internacional

Entre 27 países participantes, 123 ações foram selecionadas e formarão um Banco de Soluções hospedado no Celeiro de Soluções, portal da COP30. O espaço destaca iniciativas alinhadas aos 30 Objetivos-Chave da Agenda de Ação da conferência, incluindo o de número 30, que trata da integridade da informação sobre o clima.

A proposta é unir esforços para garantir um debate público saudável, plural e baseado em evidências científicas.

Climatologista Carlos Nobre em palestra promovida pela Itaipu Binacional no final de 2024 | Foto: William Brisida/Itaipu
Climatologista Carlos Nobre em palestra promovida pela Itaipu Binacional no final de 2024 | Foto: William Brisida/Itaipu

Iniciativas de educação e conscientização

A Itaipu foi reconhecida por um conjunto de ações que incluem palestras, cursos e campanhas educativas com cientistas como Carlos Nobre e divulgadores científicos como Iberê Thenório e Átila Iamarino. As atividades têm como objetivo fortalecer o entendimento da população sobre o consenso científico de que a mudança climática é real e fortemente influenciada pelas atividades humanas.

Outra frente importante é a realização das Oficinas de Formação em Educação Midiática e Desinformação Climática, que capacitam 600 jovens de 434 municípios do programa Itaipu Mais que Energia. As atividades combinam encontros presenciais e ensino a distância, totalizando 10 horas de formação.

Escola e site com foco sustentável

A Escola Itaipu para a Sustentabilidade também oferece cursos EAD sobre mudanças climáticas. Além disso, um novo site lançado nesta quarta-feira (29) reúne informações sobre a atuação da empresa na COP30 e materiais educativos para o combate à desinformação climática.

De acordo com Stela Guimarães, chefe da Assessoria de Comunicação Social da Itaipu, o portal reflete o compromisso da empresa com a “COP da Ação”, promovendo iniciativas concretas e educativas em prol da sustentabilidade.

O conteúdo está organizado em seis eixos definidos pela Presidência da COP, abordando temas como energia, biodiversidade, agricultura, resiliência urbana, desenvolvimento social e finanças verdes.

O site ainda traz infográficos e materiais didáticos sobre temas como os Rios Voadores da Amazônia, segurança hídrica, solo, água, clima e produção de alimentos, além da lista completa de investimentos realizados pela Itaipu em apoio à COP30, incluindo obras e ações socioambientais em Belém.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!