Um episódio impressionante surpreendeu moradores de Mallet no último fim de semana e revelou, de forma contundente, a força devastadora do tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu no dia 7 de novembro.
Um exame de raio-X pertencente a um morador da cidade, totalmente devastada pelo fenômeno, foi encontrado na Colônia 4, zona rural de Mallet, a cerca de 265 quilômetros por rodovia do ponto de origem.
A descoberta foi feita pelo agricultor Antônio Sobanski, que relatou o caso à reportagem da Rádio Studio W.

Na manhã de domingo, 9, ele saiu de motocicleta para vistoriar sua plantação quando percebeu um papel brilhoso no chão. “Parecia algo fora do lugar”, contou.
Ao se aproximar, constatou que se tratava de uma radiografia. Inicialmente, imaginou que alguém pudesse tê-la perdido na estrada principal, distante cerca de 200 metros, e que o vento a teria arrastado até sua propriedade.
No entanto, ao observar o nome do paciente e a logomarca do Centro de Imagens Chopinzinho, percebeu que aquela hipótese não fazia sentido.

A situação tomou um novo rumo quando Antônio relacionou o exame à tragédia registrada dois dias antes. Ele buscou na internet o nome presente na radiografia e confirmou que ela pertencia a um comerciante de Rio Bonito do Iguaçu, que teve seu mercado completamente destruído pelo tornado. O exame havia sido realizado em setembro.

Ao chegar à cidade, Antônio relatou o achado a Rodrigo Mryczka, servidor da Prefeitura de Mallet no setor de Alistamento Militar.
Rodrigo entrou em contato com o comerciante, que confirmou ser o dono da radiografia. Ainda abalado, ele disse que seus 26 anos de trabalho foram destruídos em apenas 40 segundos, durante a passagem do tornado.
Surpreso com a recuperação do documento médico a tantos quilômetros de distância, o comerciante pediu que o exame fosse devolvido.
O caso impressiona pela trajetória improvável do objeto. Embora a distância pela rodovia seja de 265 km, mesmo a rota em linha reta representa um deslocamento extraordinário para um raio-X ter sido conduzido apenas pela força do vento.