Paranaenses reconhecem resposta rápida do Estado
Uma pesquisa da IRG Pesquisas divulgada nesta segunda-feira (24) aponta que 84,3% dos paranaenses aprovaram a resposta rápida do Estado após o tornado que devastou Rio Bonito do Iguaçu em 7 de novembro. O levantamento também mostra que 92,1% acompanharam as notícias e os desdobramentos da tragédia nos últimos dias.
Ações emergenciais imediatas
Logo após o tornado, a resposta rápida do Estado mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do Paraná e profissionais da Secretaria de Estado da Saúde.
Mais de 50 bombeiros atuaram nos primeiros dias com viaturas, aeronaves e suporte técnico para localizar vítimas, atender feridos e garantir segurança nas áreas mais atingidas.
Reconstrução e assistência às famílias
Com a estabilização da fase crítica, a força-tarefa iniciou a limpeza de terrenos, retirada de entulhos, laudos técnicos e cadastramento das famílias afetadas. Em poucos dias, luz e água foram restabelecidas.
O Governo do Estado enviou 11.440 telhas ao município, garantindo proteção emergencial para praticamente todas as casas parcialmente danificadas.

Medidas sociais e moradias novas
Dentro de menos de duas semanas, o Estado implantou novas ações:
-
R$ 1 mil para famílias em vulnerabilidade social pelo programa Superação;
-
Auxílio de até R$ 50 mil para reconstrução de casas;
-
Construção de moradias novas no sistema woodframe, garantindo segurança e dignidade às famílias que perderam tudo.
Presença contínua e plano econômico
Equipes estaduais permanecem no município, auxiliando a prefeitura nas próximas etapas da reconstrução. Uma unidade do Poupatempo e servidores das secretarias prestam apoio no acesso a documentos e benefícios.
Nos próximos dias, o governo apresentará um plano de recuperação econômica de longo prazo para Rio Bonito do Iguaçu.
Metodologia da pesquisa
O levantamento ouviu 1.200 pessoas entre 17 e 19 de novembro.
A margem de erro é de 2,7% e o grau de confiança, 95%.