Baixa pressão avança e aumenta risco de temporais severos no Paraná

Simepar alerta para possibilidade de supercélulas entre sexta (12) e sábado (13), com chuva intensa, ventos fortes e instabilidades se espalhando pelo Estado

·
Atualizado há 10 meses

Foto: Simepar

O ciclone extratropical que trouxe instabilidades ao Paraná no início da semana já se afastou, mas um novo sistema meteorológico acende o alerta no Estado. De acordo com o Simepar, um sistema de baixa pressão formado entre o Paraguai e o norte da Argentina deve aumentar o potencial de temporais severos entre esta sexta-feira (12) e sábado (13), incluindo o risco de supercélulas — tempestades intensas que se formam rapidamente e têm forte desenvolvimento vertical.

O fenômeno favorece o ingresso de ar quente e úmido da região amazônica para o Sul do Brasil. Em altitude, um cavado meteorológico atua como corredor de ventos que intensifica a formação de áreas de instabilidade.

“O que chama atenção neste sistema é seu avanço lento, que provoca acumulados maiores de chuva”, explica o meteorologista Samuel Braun, do Simepar.

Chuva intensa desde a madrugada

Entre a madrugada e o início da manhã desta sexta-feira, áreas de chuva atingiram principalmente o Noroeste, Oeste e Sudoeste. Antes das 7h30, várias cidades já haviam registrado mais de 10 mm. Palotina liderou os acumulados, com 53,4 mm no período.

A tendência, segundo o Simepar, é que as instabilidades avancem lentamente de Oeste para Leste, alterando o tempo nas regiões onde ainda não choveu. Os volumes podem superar 50 mm na metade Oeste, chegando a 80 mm em alguns pontos. Há risco de rajadas de vento acima de 70 km/h e de tempestades severas.

No Leste, a chuva chega à noite; no Norte, o tempo segue instável, com chuvas persistentes e pouca variação de temperatura. “Há risco de formação de supercélulas, que atingem mais de 15 km de altura e podem se formar em poucos minutos”, ressalta o meteorologista.

Sábado mais estável no Oeste e Sudoeste

No sábado (13), depois de um início de dia instável, o tempo melhora no Oeste e no Sudoeste a partir da tarde, com sol e temperaturas mais elevadas. Foz do Iguaçu pode chegar aos 29°C, e Francisco Beltrão aos 27°C.

Domingo abafado e nova frente fria na segunda

O domingo (14) será marcado por muita nebulosidade e pancadas de chuva rápidas em todas as regiões. Na segunda-feira (15), uma nova frente fria deve avançar pelo Sul do País, trazendo mudanças no tempo principalmente no Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul.

Monitoramento e alertas

O Simepar reforça que a população deve acompanhar os avisos da Defesa Civil. Para receber alertas por SMS, basta enviar o CEP da residência para o número 40199.

Acumulados acima de 10 mm até as 7h30 desta sexta (12)

  • Bandeirantes (Iapar): 10,5 mm

  • Cambará: 17,4 mm

  • Campo Mourão: 10,6 mm

  • Cianorte: 20,2 mm

  • Mandaguari (Sanepar): 18,2 mm

  • Londrina: 15,6 mm

  • Umuarama: 23,8 mm

  • Altônia: 21,6 mm

  • Assis Chateaubriand: 53,4 mm

  • Campina da Lagoa (INMET): 10,8 mm

  • Cascavel: 13,4 mm

  • Guaíra: 46,6 mm

  • Marechal Cândido Rondon (INMET): 31 mm

  • Palotina: 67,8 mm

  • Ouro Verde do Oeste: 12,4 mm

  • Santa Helena: 20,4 mm

  • São Miguel do Iguaçu: 15,2 mm

  • Toledo: 14,4 mm

  • Ubiratã: 18,2 mm

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!