A Prefeitura de União da Vitória, por meio das Secretarias de Administração e de Saúde e com apoio de instituições parceiras, realiza entre os dias 27 e 30 de abril a 2ª Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Agravos Relacionados ao Trabalho (SEMPAT). Criada por lei municipal em 2013, a iniciativa é retomada após mais de dez anos, voltando ao calendário oficial com o objetivo de fortalecer a promoção da saúde e segurança dos trabalhadores.

A programação integra as ações do Abril Verde, campanha nacional dedicada à conscientização sobre a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Durante a semana, serão promovidas atividades voltadas à orientação e à saúde do trabalhador, com destaque para o ciclo de palestras nos dias 27 e 28 de abril, a partir das 19h, no Cine Teatro Luz. As atividades são abertas ao público.
O evento reunirá profissionais e especialistas para debater temas como segurança no ambiente de trabalho, qualidade de vida e prevenção de agravos. Também estão previstas palestras institucionais sobre vigilância em saúde no âmbito do SUS e o funcionamento da rede de proteção aos trabalhadores.
A iniciativa busca sensibilizar empregadores, trabalhadores e a comunidade sobre a importância de práticas seguras e da construção de ambientes laborais mais saudáveis, contribuindo para a redução de acidentes e doenças ocupacionais. A Administração Municipal convida empresas e instituições a participarem das atividades, fortalecendo a cultura da prevenção e o cuidado com a vida.