A LG Electronics inaugurou, nesta quinta-feira (13), sua nova unidade industrial em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. A fábrica da LG no Paraná recebeu investimento de R$ 1,5 bilhão e terá como foco a produção de geladeiras para o mercado brasileiro.
A cerimônia contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e de representantes da multinacional sul-coreana. Essa é a segunda fábrica da empresa no Brasil, complementando a operação de Manaus, inaugurada em 1996.

Unidade pode produzir 600 mil geladeiras por ano
As obras começaram em agosto de 2024. O complexo ocupa um terreno de 770 mil metros quadrados, com 70 mil metros quadrados de área construída.
Com padrões globais de automação, segurança e flexibilidade produtiva, a unidade tem capacidade para fabricar mais de 230 geladeiras por hora — quase uma a cada 16 segundos.
A operação começa com um turno e a geração de 500 empregos diretos e indiretos. A capacidade anual pode alcançar 600 mil refrigeradores.
“É uma alegria inaugurar uma das maiores indústrias da LG no planeta e que escolheu o Paraná, fruto de um trabalho de três anos de negociação e de construção para que a gente pudesse atrair esse aporte”, afirmou Ratinho Junior.
Segundo o governador, a instalação da empresa fortalece o setor de eletroeletrônicos e amplia a geração de emprego e renda no Estado.
Produção nacional reduzirá tempo de entrega
Até agora, as geladeiras comercializadas pela LG no Brasil eram importadas. A produção nacional começará pelos modelos Duplex, com duas portas e compartimentos separados.
Com a fabricação em Fazenda Rio Grande, a empresa estima reduzir em até 80% o tempo de entrega dos produtos ao varejo. A mudança também permitirá uma resposta mais rápida às variações regionais e sazonais da demanda.
A fábrica da LG no Paraná foi planejada para ampliar o portfólio conforme o comportamento do mercado, mantendo os padrões internacionais de controle de qualidade da companhia.
“Esse investimento, no ano em que completamos 30 anos no Brasil, demonstra nossa confiança no País e um compromisso estratégico de longo prazo com este mercado”, declarou o presidente da LG Electronics Brasil e América Latina, Daniel Song.

LG planeja exportar para países vizinhos
A unidade atenderá inicialmente o mercado brasileiro, mas a empresa já planeja exportar geladeiras para Argentina e Paraguai até o fim de 2026.
A multinacional também criou um departamento local de Pesquisa e Desenvolvimento, formado por aproximadamente 40 profissionais. A equipe será responsável por adaptar os produtos às características das residências e aos hábitos dos consumidores brasileiros.
Entre os aspectos analisados estão as dimensões de portas e elevadores, o espaço disponível nas cozinhas e a organização interna necessária para armazenar os alimentos consumidos pelas famílias durante a semana.

Paraná apoiou instalação da fábrica
A chegada da LG ao Estado foi articulada após uma missão oficial do Governo do Paraná à Coreia do Sul, em 2023. Posteriormente, Estado e empresa assinaram um memorando de entendimento para facilitar a implantação da unidade.
A LG foi enquadrada no programa Paraná Competitivo, coordenado pela Secretaria de Estado da Fazenda e pela Invest Paraná. A iniciativa concede incentivos para empreendimentos que geram empregos, renda e desenvolvimento econômico.
O governo estadual também repassou R$ 11,6 milhões para que a Prefeitura de Fazenda Rio Grande pavimentasse os acessos à planta. O município ficou responsável pela desapropriação do terreno e pela extensão da rede elétrica.
De acordo com a gerente de Home Solutions da LG, Edianne Menezes, a qualidade logística, o apoio do poder público e a disponibilidade de mão de obra qualificada foram decisivos para a escolha do Paraná.
A nova unidade marca a expansão da linha branca da empresa no Brasil e deve movimentar a cadeia produtiva regional, atrair conhecimento técnico e reforçar a vocação industrial paranaense.



