Perfil dos candidatos às eleições de 2026 é majoritariamente masculino

Levantamento do TSE mostra predominância de homens, pessoas brancas e empresários entre os candidatos registrados para o pleito

·
Atualizado há 1 mês

O perfil predominante entre os candidatos às eleições de 2026 é formado por homens, brancos e empresários, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até a atualização do levantamento, foram registrados 20.530 pedidos de candidatura para os diferentes cargos em disputa neste ano.

(Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil).

Os homens representam 65% das candidaturas, com 13.374 registros. As mulheres somam 7.156 candidaturas, o equivalente a 35% do total.

Na declaração de cor ou raça, os candidatos brancos são maioria, com 10.013 registros, correspondentes a 48,77%. Os pardos representam 36,13%, com 7.418 candidaturas, enquanto os candidatos que se declararam pretos somam 13,64%, cerca de 2,8 mil registros. Também foram registradas candidaturas de 191 indígenas e 108 pessoas que se declararam amarelas.

Entre as ocupações declaradas, os empresários aparecem em primeiro lugar, com 2.576 candidatos. O grupo é seguido por advogados, com 1.691 registros, deputados, com 874, e vereadores, com 811. Também aparecem entre as principais ocupações policiais militares, médicos e servidores públicos estaduais.

A escolaridade também mostra predominância de candidatos com formação superior. Segundo os dados do TSE, 58,57% declararam ter ensino superior completo. Outros 21,41% informaram ensino médio completo e 10,58% disseram ter ensino superior incompleto.

Em relação à idade, a faixa entre 45 e 49 anos concentra o maior número de candidaturas, com 3.538 registros. Na sequência estão os candidatos de 50 a 54 anos, com 3.176, de 40 a 44 anos, com 2.986, e de 55 a 59 anos, com 2.581.

A disputa para deputado estadual reúne o maior número de candidaturas, com 11.103 registros. Para deputado federal, são 7.636 candidatos. Também foram registrados 420 candidatos a deputado distrital, 315 ao Senado, 196 aos governos estaduais e 13 à Presidência da República.

Na relação entre número de candidatos e vagas disponíveis, a maior concorrência ocorre na disputa para deputado distrital, com 17,5 candidatos por vaga. Para deputado federal, a proporção é de 14,88 candidatos por vaga.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!