O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que 1.543 urnas eletrônicas foram substituídas até as 15h30 deste domingo (4), durante o primeiro turno das eleições de 2026. O número representa 0,28% das 499.248 urnas utilizadas na votação em todo o país.
Segundo o TSE, outros 50.038 equipamentos permaneciam disponíveis para substituição, caso fosse necessário. A Justiça Eleitoral não detalhou os motivos das trocas, mas informou que, em geral, elas ocorrem em razão de falhas operacionais.
A legislação eleitoral prevê que, caso uma urna substituta também apresente problemas, a votação poderá ser realizada por meio de cédulas de papel como último recurso. Até o momento do boletim, porém, não houve registro de votação em papel nas eleições deste ano.
Mais de 158 milhões de eleitores estavam aptos a votar neste primeiro turno, escolhendo candidatos aos cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital.