O Sistema FAEP realiza, até o dia 24 de outubro, a quinta e última etapa de seu programa de viagens técnicas aos Estados Unidos em 2026. A delegação é formada por 32 produtores, lideranças rurais e representantes da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF), com o objetivo de conhecer soluções tecnológicas que possam contribuir para o desenvolvimento da agropecuária paranaense.
O roteiro contempla visitas a empresas, universidades e propriedades rurais de cinco estados norte-americanos: Califórnia, Nebraska, Iowa, Illinois e Missouri. Entre os principais temas estão inteligência artificial, automação, agricultura de precisão e novas ferramentas de gestão rural.

Produtores de diferentes regiões do Paraná participam
A última delegação reúne participantes de 19 municípios paranaenses, incluindo Apucarana, Arapongas, Cascavel, Castro, Curiúva, Engenheiro Beltrão, Guaíra, Ibiporã, Jataizinho, Manoel Ribas, Nova Esperança, São Jorge D’Oeste, Sertanópolis, Teixeira Soares e Tibagi.
Também integram o grupo representantes da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP, de Coronel Vivida, Laranjeiras do Sul, Maringá, Nova Esperança e Rondon.
As viagens técnicas do Sistema FAEP buscam aproximar os produtores paranaenses das principais tendências internacionais, permitindo a troca de experiências e a identificação de tecnologias que possam ser adaptadas às propriedades rurais do Estado.
Inteligência artificial e automação estão entre os destaques
Durante as visitas, os participantes terão contato com diferentes ferramentas de modernização da produção agropecuária.
Entre as tecnologias previstas estão sistemas mecanizados de irrigação, equipamentos com tecnologias embarcadas, mapeamento de solo com análise de dados e telemetria, que permite coletar informações automaticamente por meio de sensores e dispositivos remotos.
Outro destaque é a visão computacional aplicada ao monitoramento de rebanhos, recurso que utiliza inteligência artificial para acompanhar animais e auxiliar na tomada de decisões dentro das propriedades.
O intercâmbio também inclui uma visita a uma entidade representativa do setor agropecuário norte-americano, com atuação semelhante à do Sistema FAEP. A atividade permitirá conhecer projetos, discutir desafios comuns e compartilhar experiências de gestão.
Tecnologias já começam a chegar às propriedades paranaenses
Para o presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, a iniciativa contribui diretamente para a modernização do agronegócio estadual.
“Esta última etapa consolida um ciclo de aprendizado e troca de experiências. Nosso objetivo com as viagens técnicas é colocar os produtores paranaenses na vanguarda do agronegócio, trazendo o que há de mais moderno em inteligência artificial, automação e gestão para aplicarmos na realidade da nossa agricultura e pecuária”, afirma.
Meneguette destaca que os resultados das primeiras viagens já começam a aparecer no Paraná.
“Inclusive, temos casos de produtores dos primeiros grupos que já estão em andamento para implantar as tecnologias vistas nos Estados Unidos em suas fazendas no Paraná. Isso é prova de que esse intercâmbio funciona”, complementa.
Programa completa cinco viagens em 2026
As quatro primeiras delegações participaram de viagens técnicas nos meses de maio, julho, agosto e setembro. Com a realização da quinta etapa, o Sistema FAEP conclui o ciclo de intercâmbios internacionais programado para este ano.
Ao longo de 2026, a iniciativa envolveu representantes de 125 sindicatos rurais e 11 representantes da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP.
A expectativa é que os conhecimentos adquiridos sejam compartilhados com outros produtores e contribuam para ampliar a produtividade, a eficiência e a competitividade do agronegócio paranaense.