Lula diz que vai mudar forma de governar após conquistar quarto mandato

Reeleito neste domingo (25), presidente promete ampliar o diálogo com a população, defende novas regras para plataformas digitais e comenta relação com o Congresso

·
Atualizado há 7 horas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na noite deste domingo (25), que pretende promover mudanças na condução do governo durante seu próximo mandato. A declaração ocorreu no primeiro pronunciamento após a vitória sobre Flávio Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições presidenciais.

(Foto: reprodução mídias sociais).

Com o resultado, Lula foi reeleito presidente pela quarta vez, tornando-se o primeiro político brasileiro a alcançar essa marca. O novo mandato terá início em 1º de janeiro de 2027.

Durante o discurso, em São Paulo, Lula afirmou que o resultado das urnas trouxe lições sobre a necessidade de aproximar o governo da população.

“Nós vamos mudar o jeito de governar este país”, declarou o presidente, ao anunciar maior participação popular nas decisões da administração federal.

Redes sociais e críticas às plataformas digitais

Lula também criticou a atuação das grandes empresas de tecnologia durante a campanha eleitoral. Segundo ele, plataformas digitais estrangeiras teriam interferido na disputa presidencial.

O presidente defendeu a regulamentação dessas empresas e afirmou que crimes cometidos no ambiente digital precisam receber o mesmo tratamento daqueles praticados fora da internet.

Lula classificou sua vitória como uma derrota do negacionismo e da mentira, em referência ao ambiente de disputas políticas que marcou a campanha.

Relação com o Congresso

O presidente reconheceu que terá de negociar com um Congresso de perfil conservador para conseguir aprovar propostas durante o novo mandato.

Lula também sinalizou mudanças na comunicação do governo, com maior presença nas redes sociais e contato mais frequente com os brasileiros.

Lula reeleito presidente inicia agora a preparação para o quarto mandato, após governar o Brasil entre 2003 e 2010 e retornar à Presidência em 2023.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!