Frente fria chega hoje e encerra dias de calor

Depois de alcançar quase os 30 graus, temperatura cai e pode marcar quatro graus nesta manhã. Comportamento se repete ao longo da semana

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

O período de Verão dentro do Inverno pode estar com os dias contados. Pelo menos essa é a previsão dos meteorologistas para a região das Cidades Irmãs. Mas, conforme os profissionais, o período de “Veranico”, ainda que comum em maio, também ocorre em outras ocasiões ao longo do ano e, assim, é considerado normal. “Na verdade todo ano a gente tem uma situação de aquecimento assim. É uma situação de bloqueio atmosférico, quando uma massa de ar quente impede o avanço da frente fria. Elas chegam no Sul e são desviadas para o Oceano”, explica o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacobsen.

Segundo ele, este bloqueio começa a ser rompido. O efeito da ação já será possível sentir hoje. Será preciso se agasalhar: a previsão é de que as mínimas registrem quatro graus no amanhecer e que no dia, não passem dos 15. A mudança rápida e brusca exige também atenção à saúde. Os termômetros que marcaram quase 30º ontem, vão registrar muito menos que isso a partir de hoje. “A tendência é de que isso permaneça assim pelos próximos dias, pelo menos até quinta, com temperaturas sempre inferiores aos dez graus no amanhecer”, ressalta Jacobsen.

Ao longo dos próximos sete dias, prazo máximo avaliado pelos profissionais, o comportamento não terá grandes oscilações: o frio acompanha as manhãs e as baixas, marcam o dia todo. Ainda neste Inverno, contudo, novas ondas de calor não estão descartadas. O frio mais intenso, por outro lado, fica concentrado no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “Nós vamos pegar apenas um pedaço desse frio todo”, ressalta o meteorologista.

De um extremo ao outro

O calor e o sol forte registrados há cerca de uma semana nas Cidades Irmãs nem de longe combinam com o tempo registrado nesta mesma época há um ano. No final de julho, a região esteve coberta pela neve. Densa e em camadas, ela chegou de mansinho, logo depois da chuva congelada.