
Está em construção o novo Posto de Saúde de grande porte (Postão) para o distrito de São Cristóvão. O intuito da prefeitura de União da Vitória é otimizar o uso de recursos e qualificar o sistema de atendimento com mais profissionais e maior tempo de permanência na unidade, buscando ampliar e melhorar a prestação dos serviços em saúde. O investimento é do Governo Federal de R$ 983.120,46.
“Queremos concentrar o atendimento de três unidades, Salete, Sagrada Família e São Brás, num único local”‘ explica o prefeito Pedro Ivo Ilkiv. “O recurso de aproximadamente R$ 1 milhão para a construção desse posto de grande porte, conseguimos junto ao Governo Federal”, completa. A administração municipal pretende, ao centralizar os serviços, melhorar o atendimento, pois os médicos poderão ficar maior tempo na unidade, evitando ficar pequenos períodos de tempo em uma unidade depois em outra e, assim, sucessivamente. Com isso, na nova unidade a expectativa é de ampliar os horários de atendimento e ter maiores possibilidades de resolver efetivamente a necessidade do paciente, conforme o atendimento médico apontar.
Outro benefício será a ampliação das equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Além das três já existentes, a proposta é contratar profissionais e criar mais uma equipe para atender aos moradores do Panorama e novos Conjuntos Habitacionais até o bairro Ouro Verde. Essa região ainda não é coberta pelo programa que presta atendimento eficiente, uma vez que por meio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) os moradores recebem suporte e visita em suas residências. “Sabemos que é fundamental trabalhar na linha da prevenção, pois na maioria dos casos evita avanços do quadro clínico e tem muito mais chances de recuperação, muitas vezes mais rápida e evitando transtornos maiores”, observa Pedro Ivo.