Por Mariana Honesko

Pipoca, algodão-doce, pintura de rosto, simulação de vôo e muita música. Tudo isso, de graça, e outras séries de produtos e serviços garantiram um público de aproximadamente seis mil pessoas na primeira edição do “RPC na Praça”. O evento foi no sábado, depois de ter sido transferido em uma semana, por conta da chuva que cobriu a região no começo do mês.
Para quem foi até a Estação União, local escolhido pela organização para a execução do evento, valeu muito ter esperado. Maria Ivone Camargo dos Santos levou os filhos, “Luquinhas”, “Sarinha” e José, até o centro das Cidades Irmãs. “Achei ótimo. Bom se tivesse sempre”, sorriu. Nelzimari, do Bairro Cidade Nova, em Porto União, também foi ao evento com as três filhas. Do que viram, gostaram. “Muito legal”, resumiu a mãe.

O “RPC na Praça” teve parceria com o projeto “Comunidade Fazendo Arte”, da prefeitura de União da Vitória. Na prática, os propósitos se cruzaram: dar visibilidade para a arte que nasce e é da “terrinha”. “Nossa intenção com esta parceria é popularizar a parte artística da cidade”, afirmou o coordenador de projetos da Secretaria da Cultura, Daniel Correa.
Do outro lado da organização, Camila Turok, responsável pela programação e eventos da RPC, defendeu o mesmo foco e afirmou que a apresentações das bandas, todas locais, é o grande marco desta proposta. “A gente quer mostrar mais essas bandas, que elas também podem fazer shows”, sorriu. De modo geral, para Camila, a intervenção do sábado, encerrada às 18 horas, superou as previsões iniciais. “O povo de União é muito receptivo”, elogiou.
Redação

O “RPC na Praça” encerrou, de maneira oficial, a Feira de Livros Padre Estevão, realizada entre os dias 3 e 8. De maneira paralela, portanto, o evento foi palco para a premiação do concurso de redação, promovido pela Secretaria da Educação, junto à feira. Dentro do projeto, várias categorias foram selecionadas. Veja quem foi premiado:
CRÔNICAS
1º lugar
Marlon Carlos Waollinger, do Colégio Túlio de França
2º lugar
Fabiane dos Santos, do Colégio Túlio de França
DESENHO
1º lugar
Dalton Felix da Roza, da Escola Municipal Padre Jacintho Pasin
2º lugar
Gabriele Vasmin Chavarski, da Escola Municipal Amélia Hobi
3º lugar
Vitória Portela Lima, da Escola Municipal Maridalva Palamar
SLOGAN
Kayke Quirino, da Escola Municipal Amélia Hobi
Betina V. Sebenhaki, da Escola Municipal Fruma Rutemberg
Wesley J. M. Rodrigues, da Escola Municipal Guia Lopes
Mayara Sidoli, da Escola Municipal Cel. Davi Carneiro
QUADRINHOS
1º lugar
Kelly Paulow, do Colégio Astolpho Macedo de Souza
2º lugar
Larissa Fernandes, do Colégio Estadual Lauro Müller Soares
3º lugar
Aline Elizabeth Felix, do Colégio Estadual Túlio de França