Aguiar valoriza lei sancionada que prevê mês de mobilização contra o câncer de pele

·
Atualizado há 12 anos

planario-aguair-saude
(Foto: Assessoria).

A regulamentação da Lei 19.982, que prevê a realização de procedimentos educativos e informativos sobre o diagnóstico precoce do câncer de pele é o novo foco das atenções do deputado Antônio Aguiar (PMDB), com o objetivo de assegurar, ainda em 2015, a realização de uma grande campanha estadual, chamada de “Dezembro Laranja”.

A lei resultante de projeto apresentado pelo parlamentar no ano passado foi sancionada em janeiro pelo governador Raimundo Colombo. Aguiar pretende que a Secretaria da Saúde trabalhe pela conscientização da população, sobre a importância de diagnósticos precoces para um efetivo tratamento da doença.

A ideia do projeto surgiu após ver o sucesso de campanhas como a do “Outubro Rosa”, e do “Novembro Azul”, direcionados respectivamente para homens e mulheres, buscando a conscientização para exames frequentes capazes de ajudar na prevenção, respectivamente, do câncer de mama e do câncer de próstata. “Ocorre que o câncer de pele, especialmente o melanoma, é muito mais comum do que se imagina, tanto é que em 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia tinha uma expectativa de detecção de mais de 180 mil casos, entre homens e mulheres”, explica Aguiar, que é médico e acompanha, apreensivo, estatísticas em várias áreas da medicina.

Dia 29 de novembro tornou-se data oficial de combate ao câncer de pele, daí a proposta de Aguiar para, a partir de então, Santa Catarina dar início a uma série de ações visando o estímulo à visita periódica ao médico dermatologista, ou mesmo clínico geral, com o envolvimento de órgãos da administração pública, empresas, entidades de classe, associações, federações e a sociedade civil organizada, visando o engajamento em ações educativas e preventivas. “Dezembro é mês que marca a chegada do verão, quando muita gente começa a frequentar nossas praias. Também é um período em que aqueles que trabalham no campo se expõem mais ao sol, pois os dias são mais longos. E isso vale para muitos trabalhadores urbanos. Por isso é um período muito adequado para essa campanha, do Dezembro Laranja, uma cor forte, que tem tudo a ver com a exposição ao sol”, justifica o parlamentar.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!