
Enquanto União da Vitória e Porto união se arrastam com a tecnologia 2G (segunda geração), outros municípios da região estão desfrutando da conexão 3G. É o caso de Bituruna, com população estimada em 16.448 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE -2014), que convive há mais de três meses com a cobertura 3G, disponibilizada pela TIM Brasil. Ainda na região sul, Palmas é outro município que convive com os avanços da tecnologia 3G. O fato pode ser constatado facilmente no próprio site da operadora TIM. Na região de Porto União, em Santa Catarina, Canoinhas, Três Barras e Caçador também desfrutam do conforto da conexão 3G.
Por outro Lado, União da Vitória, com 55.874 habitantes, Porto União, com (35.349), Cruz Machado (18.755), General Carneiro (14.039) e São Mateus do Sul (44.179) ainda estão na segunda geração da tecnologia de transmissão de dados e telefonia celular móvel. Não é preciso detalhar a diferença entre a segunda e a terceira geração. Usuários da tecnologia 3G afirmam que é possível ver filmes pelo telefone celular e até fazer downloads sem precisar se preocupar com interrupção na transmissão de dados.
Consultamos o plano de ampliação da empresa que se apresenta de forma genérica. Segundo a empresa, o foco da TIM nos próximos anos estará concentrado nas redes de dados de alta velocidade (MBB – Mobile Broadband) com as tecnologias 3G+ e 4G, atingindo um total de 175 cidades ainda em 2015 e chegando a um total de 700 até 2017.
Para 2015, estão previstos mais de 5.000 novos equipamentos de rede de acesso com o objetivo de aprimorar a experiência de navegação dos clientes, através da entrega de mais velocidade e maior capacidade. Os investimentos em MBB estão estimados em torno de R$ 3,2 bilhões nos próximos três anos, além dos investimentos em fibra ótica, com o objetivo de alcançar mais de 66 mil quilômetros de fibra em todo o Brasil. Apesar da apresentação política, cheia de elementos de marketing, a empresa não diz qual o critério para investimentos em 3G por aqui.
O que é a tecnologia 3G
A tecnologia 3G é um termo muito comum nos dias de hoje no que diz respeito a celulares e internet móvel. O termo 3G é apenas uma sigla que representa a terceira geração (daí o nome 3G) de padrões e tecnologias da telefonia móvel, substituindo o 2G. A tecnologia de rádio para celulares surgiu nos Estados Unidos durante os anos 80, com o lançamento da rede de celular AMPS (do inglês: Advanced Mobile Phone Service). Ela usava o FDMA (Frequency Division Multiplexing Access) para transmitir voz através do sinal analógico. É considerada a primeira geração móvel (1G).
A segunda geração (2G) surgiu na década de 90, quando as operadoras móveis implantaram dois padrões concorrentes de sinal digital para voz: o GSM (Global System for Mobile Comunications). É nessa época que surgiu o celular no Brasil, apesar de que ele só ficaria popular a partir do ano 2000. A tecnologia 3G tem objetivo de aprimorar a transmissão de dados e voz, oferecendo velocidades maiores de conexão, além de outros recursos, como vídeo chamadas, transmissão de sinal de televisão, entre outros serviços.
A terceira geração da tecnologia móvel é a que deveríamos estar vivenciando hoje. Em 1999, a União Internacional de Comunicações (UIT) criou o IMT-2000, um padrão global para o 3G com o objetivo de facilitar o crescimento, aumento da banda e suporte a aplicações diversas. Para conseguir evoluir para a nova tecnologia, as operadoras precisaram realizar grandes upgrades em suas redes existentes.
Quarta geração
Enquanto nossas cidades nem bem entraram na terceira geração (3G), a quarta geração da internet móvel ou 4G, é a sucessora da 3G. As principais diferenças entre elas estão na velocidade de conexão e no carregamento de dados que poderá ser cerca de 10 vezes maior se comparado à terceira geração. Contudo, as operadoras brasileiras que comercializarão o serviço no País ainda não divulgaram qual a velocidade real da internet 4G que será oferecida aos consumidores. Com o aumento da velocidade, o internauta poderá utilizar novas aplicações de conteúdo multimídia (integração de diferentes modalidades de mídia como gráficos, imagens, textos, áudio e animação).
Dependendo da velocidade oferecida, o usuário poderá ouvir músicas diretamente pela internet, sem interrupções, e baixar vídeos em alta definição em poucos minutos. Além disso, ele também poderá fazer videoconferências diretamente do celular e armazenar vídeos no computador, ao mesmo tempo que as imagens estão sendo captadas pela câmera.
Até o fim de 2017, municípios com mais de 30 mil habitantes deverão ser atendidos. Será?
Só a Vivo disponibiliza 3G
Em União da Vitória e Porto União somente a operadora Vivo disponibiliza a tecnologia 3G, há mais de dois anos, de forma estável. Informações da loja representante da Claro é que, por enquanto, a operadora só oferece a conexão 2G, mas tem previsão de estender a tecnologia 3G na região. Entretanto não há prazo para a implantação. Já o gerente da loja da TIM, representante da operadora em União da Vitória e Porto União, Marcelo Espulgues Junior, disse que a operadora está iniciando a reforma das antenas, consideradas antigas e pretende disponibilizar a tecnologia 3G no segundo semestre deste ano.
Quanto ao critério para implantação da tecnologia 3G, Espulgues Junior disse que os investimentos da TIM na área rural foram solidificados e as antenas são novas. “Não existem antenas 2G”, afirmou ele, que disse ainda que a tecnologia 3G será aplicada em Porto Vitória nos próximos dias. “Como era só uma antena, o sinal 3G será disponibilizado antes lá do que em União da Vitória e Porto União”, disse.