
A intenção do ‘Movimento Maio Amarelo’ é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar a sociedade para discutir o assunto e promover ações que visem a conscientização para redução de acidentes no trânsito. Para alcançar esse objetivo, em União da Vitória, a equipe do Setor de Educação para o Trânsito (Educatran) promoveu reunião na tarde de terça-feira, 28, envolvendo os diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, e sociedade civil organizada.
A primeira sugestão foi que, cada entidade participante da reunião avalie de que forma pode contribuir para que melhorias aconteçam no trânsito e, elabore ações para trabalhar com seus colaboradores. “Convidamos a sociedade para fazer parte deste Movimento através de atitudes simples que visem repensar o comportamento no trânsito, seja através do diálogo com seu filho, vizinho sobre situações de segurança neste espaço. O empresário pode promover pequenos momentos de reflexão sobre o trânsito com seus colaboradores no início ou final da jornada de trabalho”, sugere a coordenadora do Educatran, Serli Olivetti.
Outra sugestão é que, a cor amarela integre as vitrines do comércio local, bem como faça parte da decoração do Morro do Cristo, para chamar a atenção da população, lembrando-a do Movimento e sua proposta.
Já os profissionais do Educatran preparam uma ‘Blitz Educativa’. A ação consiste em abordagens de pedestres, ciclistas e motoristas para a entrega de materiais educativos e orientações, com o intuito de tornar o trânsito um ambiente mais seguro.
O Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN) disponibilizará cartilhas educativas aos alunos do primeiro ao quinto ano da rede municipal de ensino. O material será entregue pela equipe da 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN), órgão parceiro na realização do Movimento. A 4ª CIRETRAN é chefiada, atualmente, por Alceu Lourenço de Paula.
Outra entidade que apóia o evento é o Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv). Os acadêmicos do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, devem elaborar material de conscientização, direcionando ao tema ‘Álcool e Direção’. Este material será distribuído e trabalhado junto aos alunos do Colégio Técnico de União da Vitória – Ensino Médio (Coltec).
O encerramento das ações realizadas no município está previsto para acontecer junto à ação organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de União da Vitória, direcionada ao atendimento da população. A atividade deve ocorrer na Rua em frente à sede da entidade.