Conferência dos Direitos da Criança e Adolescente discute e aprova propostas

·
Atualizado há 9 anos

(Foto: Assessoria).

O auditório da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – em União da Vitória – recebeu, nesta quarta-feira (20/05), a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. No período da manhã, o espaço foi reservado para a abertura oficial, palestra e mensagem diretivas de trabalho. Durante a tarde, os conferencistas, com presença da secretária de Assistência, Mônica Andrea Barcelos do Amaral, foram distribuídos em grupos de trabalho para discutir propostas, relativas ao setor, e aprová-las. Também, foram escolhidos os delegados que vão representar o município na conferência regional.

Após a abertura das atividades, feita pelo presidente da Comissão Organizadora da Conferência, Raul Teixeira, os presentes ao evento puderam, por meio de vídeo, ouvir recomendações e conselhos de duas autoridades que trabalham diretamente no setor: promotor da Vara da Infância, Juventude, Família e Anexos, Julio Ribeiro de Campos Neto, e juiz do mesmo da Comarca de União da Vitória, Carlos Eduardo Mattioli Kockanny. Ambos têm trabalho reconhecido em nível estadual e federal, com crianças e adolescentes, e amplo conhecimento de direitos e deveres incumbidos ao setor e sociedade.

Conforme a organização da conferência, o intuito, das duas falas, foi de dar subsídios para que os participantes, compostos em grande número por crianças e adolescentes, pudessem ter liberdade e conhecimento no apontamento de propostas. Posterior aos vídeos, o advogado e mestre em ciências aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (Uepg), Paulo Fernando Machado ministrou palestra com foco aos sentidos e ideias de infância e seus avanços tecnológicos e sociais. Toda essa parte matutina foi feita para fomentar discussões mais pontuais e embasadas em conhecimento técnico, de campo e jurídico.

Após o almoço, os conferencistas retornam para a Unespar e ampliaram as discussões, distribuídos em grupos que, posteriormente, apresentam as propostas para os presentes. Por meio de representantes, uma a uma, eram lidas e ocorria a votação, para referendar ou não as proposições, bem como apontar sugestões. Ainda, os participantes elegeram, conforme previa o regimento interno da conferência, pessoas de órgãos governamentais e entidades da sociedade civil organizada, para comporem a etapa regional. “Agradecemos a todos os presentes, especialmente criança e adolescentes, que reservaram esse dia para mostrarem para nós, Poder Público, os rumos que devemos tomar. Até porque essas metas serão executadas pelos próximos dez anos”, frisa Mônica Andrea Barcelos do Amaral.