“Área Livre de Febre Aftosa é o sonho de todo produtor paranaense”

“Estamos prontos! Área Livre de Febre Aftosa é o sonho de todo produtor paranaense”.

2020-aftosa-pr
(Foto-crédito: AEN)

Quem afirma é Supervisor Regional da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), unidade de União da Vitória, Osny Kaseker. Ele comenta a notícia divulgada nesta terça-feira, 11, de que o Paraná obteve o reconhecimento nacional de Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação.

Para Osni, o feito é uma conquista para o setor agropecuário.

Vale lembrar que a região de União da Vitória está livre da doença há 30 anos.

O especialista comenta que a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tereza Cristina, assinou a Instrução Normativa nº 52, que concede o título ao Paraná, Acre, Rio Grande do Sul, Rondônia, e regiões dos Estados do Amazonas e de Mato Grosso. A instrução será publicada no Diário Oficial da União e passa a vigorar em 1º de setembro.


A medida deixa o Paraná mais perto do reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A expectativa é que a entidade chancele a nova condição em maio de 2021.

2020-osni
“Certamente, a partir daí o setor vai garantir a abertura de novos mercados e atrair investimentos através das cadeias de suínos, peixe, frango, leite e pecuária bovina de corte”, comenta Osni.

Portal Vvale: O Ministério da Agricultura realizou auditorias que comprovaram a capacidade do sistema de sanidade do Paraná?

Osny Kaseker:

 

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta