Bituruna faz melhorias na armazenagem para o “Programa do Calcário”

·
Atualizado há 5 anos

(Foto: Assessoria Prefeitura de Bituruna).
(Foto: Assessoria Prefeitura de Bituruna).

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Bituruna, agora conta com um barracão para armazenar o calcário entregue ao produtor. Desde 2011 o Programa do Calcário beneficia agricultores de Bituruna, e o novo ambiente de armazenagem vai garantir melhor qualidade no produto entregue. O local protegido de intempéries impede que o calcário perca qualidade na uniformidade, evitando assim a correção pouco eficaz da acidez do solo.

Este programa existe desde 2011 no município, e realiza o transporte gratuito do calcário da mina até a propriedade rural, onde o agricultor paga apenas o produto. A expectativa para 2019 é atender mais de 450 produtores, gerando um total entregue de 5000 toneladas. Os pedidos podem ser feitos até setembro, e cada agricultor tem direito a solicitar até 11 toneladas. Em 2018, foram atendidos certa de 360 produtores, com aproximadamente 4000 toneladas.

A ação é uma das principais formas de apoio à agricultura biturunense promovida pela Prefeitura de Bituruna. Números da produção agrícola no município apontam aumentos significativos em produções como a soja. Em 2012, foram produzidas 1820 toneladas de soja; já em 2018 esse número soltou para 7560 toneladas. Programas de incentivo ao homem do campo colaboram para alavancar o crescimento do município.